Classes hospitalares

um estudo das produções do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO20

Resumo

Este artigo analisa produções da base de dados dos Anais do Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (PUCPR) acerca das classes hospitalares, segmento da educação que viabiliza o início ou a continuidade do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que, por estarem internados, encontram-se afastados da escola. Para tanto, realizamos uma seleção dos trabalhos, no período de 2008 a 2019, nas modalidades de apresentação do evento (comunicação, mesa redonda, pôster e relato de experiência) que continham os termos classe(s) hospitalar(es), docência hospitalar, educação hospitalar, escola no hospital, hospitalização escolarizada e professor hospitalar no título, no resumo e/ou nas palavras-chave independentemente do eixo temático. A seleção culminou em 56 trabalhos em que os resumos, após processados pelo programa de estatística textual Alceste, geraram cinco classes cujas análises evidenciaram: um enfoque na figura do professor e sua atuação em sala do hospital (Classe 1), a identidade profissional (Classe 2) e as tensões da classe (Classe 3); questões relacionadas à implantação de classes hospitalares situada na interface entre as áreas da educação e saúde, em nível nacional (Classe 4) e em nível estadual (Classe 5). Frente aos resultados, destacamos a relevância de estudos que explorem o conhecimento já produzido com vistas a gerar novas pesquisas que satisfaçam ou incrementem as questões que ficaram em aberto de modo a potencializar a possiblidade de um movimento harmonioso entre as áreas da educação e da saúde.

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Biografia do Autor

Irlaine Favoretto , Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutorado pela Universidade Cidade de São Paulo - em curso (2022) - Título da Tese: A interface entre educação e saúde em contexto hospitalar a partir da teoria das representações sociais. Mestre em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2021). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (1993). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia Clínica e Institucional; pós graduada em Alfabetização e Letramento Infantil; pós graduada em Psicomotricidade; pós graduada em Pedagogia Hospitalar; pós graduada em Distúrbios da Aprendizagem; pós graduada em Neurociência da Aprendizagem; pós graduada em Docência para o Ensino Superior; pós graduada em Educação Infantil. Atua em Projetos Sociais.

Lúcia Villas Bôas , Fundação Carlos Chagas / Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França). Atualmente, é Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas (FCC), Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo. Participa ainda como membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França), da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França) e da coleção "La professionnalisation, entre travail et formation" da Presses Universitaire de Rouen et du Havre (França). É membro do GT Representações Sociais da ANPEPP e coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Educação-Subjetividade (CIERS-ed/FCC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed) Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Favoretto , I., Villas Bôas , L., & Ens, R. T. (2023). Classes hospitalares : um estudo das produções do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1688–1705. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO20