Hospital classes
a study of the productions of the National Congress on Education (EDUCERE)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO20Abstract
This article aims to analyzes the productions in the database of the Annals of the National Congress of Education – EDUCERE (PUCPR) about hospital classes, a segment of education that enables the beginning or the continuity of the learning process of children and adolescents who, for being hospitalized, are away from the school. To do so, we carried out a selection of papers, from 2008 to 2019, in the event’s presentation modalities (communication, round table, poster, and experience report) that contained the terms hospital class (es), hospital teaching, hospital education, school in hospital, schooling hospitalization and hospital teacher in the title, abstract and/or key words regardless of the thematic axis. The selection culminated in 56 works in which their abstracts, after processed by the textual statistics program Alceste, generated five classes whose analyses showed: a focus on the teacher’s figure and his/her performance in the hospital room (Class 1), the professional identity (Class 2) and the tensions of the class (Class 3); issues related to the implementation of hospital classes located in the interface between the education and health areas, on a national (Class 4) and state (Class 5) level. In view of the results, we highlight the relevance of studies that explore the knowledge already produced in order to generate new research that satisfy or increase the questions that remain open in order to enhance the possibility of a harmanious movement between the areas of education and health.
Downloads
References
BARDIN, L. Analise de Conteúdo. Edição revista e atualizada. São Paulo: Edições 70o, 2016.
BEHRENS, M. A. Caminhos da escolarização hospitalar para uma visão de complexidade. In: MATOS, E. L. M. (Org). Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 09-20.
BERTOLIN, F. N.; MAITO, V. P. Atendimento pedagógico domiciliar – APD a escola em casa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2015, Curitiba. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente. Online: PUCPR, 2015. p.13.446-13.455. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16803_10555.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 mar.2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.° 8.069, de 13 de Julho de 1990. Dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, Diária Oficial da União, 16.ago.1990 e retificado em 27.9.1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: estratégias e orientações. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 13.146, de 06 de julho 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm#:~:text=A%20pessoa%20com%20defici%C3%AAncia%20tem%20direito%20ao%20trabalho%20de%20sua,de%20trabalho%20acess%C3%ADveis%20e%20inclusivos. Acesso em: 17 mar. 2021.
CAMARGO, B. V. ALCESTE: um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: MOREIRA, A. S. P.; JESUÍNO, J. C. (Org.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Editora Universitária, 2005. p. 511-539.
BARROS, A. S. S.; GUEUDEVILLE, R. S.; VIEIRA, S. C. Perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da classe hospitalar. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 335-354, ago. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000200011. Acesso em: 26 jan. 2022.
DE ALBA, M. El Método ALCESTE y su Aplicación Al Estudio de las Representaciones Sociales del Espacio Urbano: El Caso de la Ciudad de México. Papers on Social Representations/Textes sur les représentations sociales. v.13, p. 1-20, 2004.
FAVORETTO, I. A. Classes hospitalares: análise dos anais do Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (2008-2019). 2021. 135f. Dissertação, (Mestrado em Educação) — Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
FONSECA, E. S. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, jan./jun.1999.
FONSECA, E. S.; CECCIM, R. B. Atendimento pedagógico-educacional hospitalar: promoção do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 7, n. 42, p. 24-36, 1999.
FURLEY, A. K.; LOURENÇO, M.; BRUNELLA, P.; PINEL, H.; RODRUGUES, J. R.; ALMEIDA, L. E. C.; MARTINS, S.A.
Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: espaços de práticas curriculares inclusivas. Ensino em Perspectivas, [Ceará], v. 2, n. 2, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4971. Acesso em: 22 set. 2021.
JACOB, L. R.; MAIA, F. N.; MITRE, R. M. A. Tecnologia assistiva no ambiente escolar: estudo de caso de processo de implementação. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 468-480, 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br.article.download.pdf. Acesso em 22 set. 2021.
MAITO, V. P. Atendimento pedagógico domiciliar: do direito à qualidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de Professores: Contextos, Sentidos e práticas. Online: PUCPR, 2017. p. 25.004-25.014. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25500_13839.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
MATOS, E. L. M. (Org.) Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MENEZES, C. V. A.; TROJAN, R. M.; PAULA, E. M. A. T. O direito à educação no atendimento escolar hospitalar e domiciliar: inquietações conceituais e legais. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40261. Acesso em: 26 jan. 2021.
PAULA, E. M. A. T. Educação, diversidade e esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. 2004, 299f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
PAULA, E. M. A. T. Crianças e adolescentes que voam em jaulas: a tecnologia promovendo a liberdade no
hospital. Caderno Cedes, Campinas, v. 27, n. 73, p. 319-334, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622007000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 26 jan. 2021.
REINERT, M. Classification Descendante Hierarquique et Analvse Lexicale par Contexte – Application au Corpus des Poesies D’A. Bulletin of Sociological Methodology/Bulletin de Méthodologie Sociologique, v. 13, n. 1, p. 53-90, 1987. Disponível em: https://doi.org/10.1177/075910638701300107. Acesso em: 26 jan. 2022.
RODACOSKI, G. C.; FORTE, L. T. Prática pedagógica em complexo hospitalar. In MATOS, E. L. M. (Org.). Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 61-78.
RODRIGUES, J. M. C. Classes Hospitalares: o espaço pedagógico nas Unidades de Saúde. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.
SANTOS, C. B.; SOUZA, M. R. Ambiente hospitalar e o escolar. In: MATOS, E. L. M. (Org.). Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 109-117.
TORRES, P. L.; MATOS, E. L. M.; BORTOLOZZI, J. M. Eurek@Kids criatividade em contexto escolar e hospitalar. In: MATOS, E. L. M. (Org.). Escolarização Hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 202-224.
VOSGERAU, D.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p.165-189, jan./abr. 2014.
ZOMBINI, E. Classe hospitalar: uma estratégia para a promoção da saúde da criança. 2011. 152f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.