Formação inicial de professores para educação básica e sua interface com os territórios educativos

estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO18

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estado do Conhecimento sobre a formação inicial de professores para a Educação Básica na interlocução com os territórios educativos (TEs), a partir do mapeamento e da análise da produção acadêmico-científica em teses, dissertações e artigos na área da educação, no período 2014 a 2021. Com esta pesquisa, objetivamos compreender como o tema é abordado de modo a identificar lacunas, desafios ou possibilidades de interlocuções deste lócus formativo com os TEs em prol de uma formação humana, integral e crítico-emancipadora para uma escola em metamorfose. Para a geração dos dados foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a plataforma Educ@/FCC, SciELO/Brasil e Scielo/América Latina. O corpus de análise se constitui de 3 teses e 2 dissertações captados no catálogo da CAPES e 1 artigo oriundo da SciELo/Brasil, não tendo sido encontrados dados na SciElo/América Latina sobre o tema. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial de professores e territórios educativos sobressaindo apenas uma dissertação com relação direta ao objeto do presente estudo. Os resultados indicam um esforço considerável em relacionar a formação docente em contextos territoriais, sobretudo em cidades que se filiam a ideia-força das cidades educadoras e contribuiu para detectarmos a escassez de produções sobre o tema e a premência sobre a formação inicial de professores e a relação com a constituição de TEs. Defendemos uma formação docente materializada na tríade: “com universidades e escolas” (Nóvoa, 2022) e para além dos espaços formais de ensino de modo compreendê-los como dispositivos educativos.

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Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação (2017). Mestra em Educação (PUCPR). Graduada em Pedagogia (PUCPR). Tem experiência na Educação Básica e Superior. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Integra a Linha de Pesquisa: "Práticas Pedagógicas: elementos articuladores" do PPGED/UTP e Líder do Grupo de Pesquisa no CNPQ: "Formação de Professores, Territórios Educativos e Representações Sociais (FOTERS)" do PPGED/UTP, integrado à rede de pesquisa do CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) da Fundação Carlos Chagas (FCC) de São Paulo. É membra do Grupo de Pesquisa: "Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais - POFORS" do PPGE/PUCPR. Participa da REDHUMANI. Temas de interesse/pesquisas na área da Educação com foco na relação educação e cidade, territórios educativos, formação de professores, profissionalidade docente e representações sociais.

Marcio Tascheto da Silva, Universidade Franciscana (UFN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2016) e pós-doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (em andamento). professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Humanidades e Linguagens/MEHL da Universidade Franciscana/UFN nos projetos Leituras Contemporâneas do Espaço Urbano de Santa Maria/RS e Pedagogias Urbanas: O Potencial Educativo da Cidade para o Ensino de Humanidades, como assessor da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF, como Coordenador do Projeto Hospedaria da Arte, Coordenador dos subprojetos UniverCidade Educadora UFN, Ateliê Pedadgógico e Território Negro do Rosário: Racismo Estrutural e a Cidade, como professor colaborador no Projeto de Extensão Cidades Educadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, como professor colaborador no Projeto de Extensão CIUDAD EDUCANDO: expresiones culturales en el espacio urbano da Universidad Nacional de San Luis/ARG, membro do Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras/SP e da Rede de Universidades por Cidades que Educam/REDHUMANI, Avaliador de Tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, Membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES/UFRGS, pesquisador da rede Universidade Nômade.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Donato, S. P., & Silva, M. T. da. (2023). Formação inicial de professores para educação básica e sua interface com os territórios educativos: estado do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1652–1669. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO18