Origem, expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS01

Resumo

A Educação profissional e tecnológica assume nos últimos anos um importante papel de transformação social e de construção da cidadania de vários jovens e adultos brasileiros. Porém, os Institutos Federais ainda assumem para o capital a imagem de instituição de ensino que tem como finalidade atender prioritariamente a formação e a certificação de mão de obra para o mercado de trabalho local. Assim, para compreender os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica é fundamental conhecer e interpretar sua historicidade e entender a conjuntura social, econômica e política em que a Rede Federal e os Institutos Federais se constituíram. O presente artigo teve como objetivo realizar uma retrospectiva sobre os avanços e os retrocessos da Educação profissional e tecnológica no Brasil, considerando o período compreendido entre o Brasil Império até o fim do governo do presidente Michel Temer (2018), e por meio desses dados, analisar os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica no país. Destacou-se as transformações significativas que marcaram a Educação profissional e tecnológica no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em conclusão, notou-se uma considerável evolução social e educacional com os processos de expansão e de interiorização da Rede Federal, em que o principal objetivo foi reduzir os abismos educacionais nos processos formativos de jovens e adultos brasileiros. Todavia, compreende-se ainda as dificuldades impostas pelo atual governo e pelo sistema capitalista para a continuidade de um projeto educacional audacioso e necessário para o ensino profissional no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar de Oliveira Corrêa Filho, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa - MG, na Linha de Pesquisa Educação Pública: sujeitos e práticas. Especialização em Gestão Pública, Área de Conhecimento em Educação, pela Faculdade de Educação São Luís (2016). Graduação em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (2013). Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Franca (2019). Interesse de pesquisa nas áreas de Sociologia da Educação, Trajetórias e Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é Auxiliar em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé, lotado na Coordenação de Gestão de Pessoas. 

Jairo Antônio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG. 

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui Doutorado em Educação pela UFMG (2011), Mestrado em Educação pela PUC-Minas (2004) e Graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (1988). Atua desde 2004 na docência do ensino superior, com experiência em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, como também em atividades de pesquisa e de extensão universitária. Desde 2012 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas (DsPEI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE) desenvolvendo pesquisas sobre desigualdades sociais/escolares, processos de escolarização em diferentes grupos sociais e relação família-escola.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

de Oliveira Corrêa Filho, I., Antônio da Paixão, J., & de Oliveira e Nogueira, M. (2022). Origem, expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS01