O Trabalho como princípio educativo no Instituto Federal de Goiás

formação docente, planejamento e práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS06

Resumo

Este escrito tem como objetivo analisar existência da perspectiva do trabalho como princípio educativo dentro do currículo integrado do Curso Técnico Integrado em Química ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás câmpus Anápolis. Metodologicamente, fundamentado em Lüdke e André (1986), foi realizado um estudo documental de caráter quantitativo e qualitativo cujo corpus constituiu-se do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso e de 50 Planos de Ensino Anuais. Ancorado em autores que defendem a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, buscou-se compreender como a perspectiva da formação omnilateral e do trabalho enquanto princípio educativo foram apresentados nos documentos. Desvelou-se que a formação acadêmica dos docentes atuantes no referido curso por ser centrada no conhecimento específico, acaba por direcionar uma proposta de ensino ainda pautada no conhecimento teórico, enfatizando o conhecimento científico em detrimento da prática e de uma visão mais ampla de homem. A conclusão aponta que o estudante-futuro-trabalhador acaba por ter tem uma formação conteudista, que dicotomiza a teoria e a prática, fator que ofusca compreensão das contradições presentes do mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Karla Rodrigues Mota, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2019).  Licenciada em Química (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Bacharel em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (2012). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica - Homem, Trabalho e Educação Profissional Tecnológica. Atualmente é professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e trabalho-educação

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás). Membro do grupo de pesquisa Kadjót -  Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação e do grupo de estudos e pesquisas PANECÁSTICA – Relações entre educação, trabalho e educação profissional tecnológica. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Rodrigues Mota, K., & dos Santos Araújo, C. H. (2022). O Trabalho como princípio educativo no Instituto Federal de Goiás: formação docente, planejamento e práxis. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS06