A materialidade dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira e a disciplina escolar História Natural/Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO08

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de compreender a materialidade dos livros didáticos de História Natural/Biologia de autoria de Valdemar de Oliveira publicados entre as décadas de 1930 e 1960. Por meio de uma pesquisa documental foram analisados prefácios, capas, folhas de rosto, sumários e introduções de nove livros didáticos, verificando as intenções reveladas pelo autor, as aplicações realizadas e as relações sociais envolvidas no contexto. Quatro situações emergiram e marcaram fortemente a trajetória da disciplina escolar História Natural/Biologia: 1) na década de 1930, houve uma influência dos movimentos da Escola Nova e da Rede de Sociabilidade de Valdemar de Oliveira para a manutenção e valorização da História Natural como disciplina escolar; 2) na década de 1940, a disciplina sofreu uma instabilidade com a mudança de seu nome e alterações na seleção dos conteúdos; 3) na década de 1950, a definição do currículo mínimo e a formação de Valdemar de Oliveira valorizaram os conteúdos de Higiene; 4) na década de 1960, com a LDB flexibilizando os conteúdos, a disciplina escolar Biologia foi tratada como História Natural, até ser suplantada pelo projeto estadunidense BSCS.

Palavras-chave: Livros Didáticos. História Natural. História da Disciplina Escolar.

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Biografia do Autor

Gilmar Beserra de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996), MESTRADO EM GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e DOUTORADO EM EDUCAÇÃO na UFPE (2020). Docente do quadro permanente do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Núcleo de Biologia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Beserra de Farias, G. (2022). A materialidade dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira e a disciplina escolar História Natural/Biologia. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO08