Influências das relações afetivas entre professores e estudantes no processo de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO02

Resumo

Relações afetivas entre professores e estudantes influenciam positiva ou negativamente o processo de aprendizagem. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de delineamento qualitativo que teve como objetivo compreender a influência da relação afetiva entre professores e estudantes do Curso de Educação Física de uma universidade pública da Bahia, no processo de formação acadêmica. O estudo contou com a colaboração de sete estudantes e quatro professores do referido curso, os quais participaram de entrevistas semiestruturadas do tipo questões estímulo. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica Análise de Conteúdo. Os principais resultados indicam que a afetividade, na concepção dos sujeitos que participaram da pesquisa, apresenta diferentes sentidos que se intercruzam, tais como: possibilita um clima propício de aproximação, compreensão, confiança, respeito mútuo, o que favorece a construção de conhecimentos pelos estudantes que se encontram em formação. Contudo, quando a relação entre professores e estudantes é marcada por distanciamento, poder hierárquico e atitudes de soberba, podem ocorrer resultados contraproducentes para a vida acadêmica e pessoal dos graduandos que se sentem desamparados, desmotivados.  Muitas vezes, eles passam a rejeitar os professores e os componentes curriculares ministrados, podendo levar a desistências e atrasos no processo de formação inicial.

Palavras-chave: Afeição. Comunicação interpessoal. Emoções. Saberes docentes. Relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Plena aposentada da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UEFS.

Yuri Hamayano Lopes Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Doutor em Física pela UFBA; Mestre em Física pela UFBA; Graduação em Bachalelado em Física pela UEFS. Professor D-4 do IFBA, Campus Feira de Santana

Clebson dos Santos Mota, Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)

Mestrado em Educação pela UEFS. Licenciatura em Educação Física pela UEFS; Professor no Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM).

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Ribeiro, M. L., Ribeiro, Y. H. L., & Mota, C. dos S. (2022). Influências das relações afetivas entre professores e estudantes no processo de formação. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO02