A formação continuada de professores nas premissas da Ecoformação e suas implicações em uma escola

desafios em tempos pandêmicos

Autores

  • Sandra Bernadete Pinto Reikawieski Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Vera Lúcia Simão Universidade Regional de Blumenau - FURB e Universidade Alto Vale Rio do Peixe - UNIARP
  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS02

Resumo

Diante de questões sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas provenientes de um mundo em constante transformação, como nesses tempos, faz-se necessário pensar uma escola que considere a humanização elemento indissociável da educação. Neste sentido, objetiva-se neste artigo compreender implicações de um percurso de formação continuada docente em uma escola no enfrentamento da pandemia, alinhado aos pressupostos teórico-metodológicos da “Ecoformação” e com premissas de uma Educação para o século XXI. Para isso socializa-se um percurso de pesquisa/formação continuada que aconteceu em uma escola do campo multisseriada, da rede pública municipal de ensino de Massaranduba- SC, envolvendo seu coletivo de cinco professores. Os instrumentos utilizados para geração de dados foram questionário, entrevista e depoimento e para análise empregou-se o software MAXQDA com o recurso de nuvem de palavras, valendo-se do método de análise de conteúdo. O referencial teórico pauta-se em Moraes (2010; 2015; 2018), Morin (2000; 2004), Nicolescu (1999), Torre (1997; 2005; 2009; 2019), entre outros. Com as interpretações pode-se concluir que as principais implicações da formação de professores em serviço, alinhada aos fundamentos da Ecoformação e às premissas da Educação para o século XXI, no enfrentamento da pandemia, consistiram nas dimensões do olhar acolhedor, criatividade, resiliência, formação crítica, motivação, cooperação e quebra de paradigma, além de possibilidade de transformação, sensibilidade e conexão, essenciais para os desafios apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Bernadete Pinto Reikawieski, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2006) e Pós-Graduação - Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2014). Professora e Gestora da Rede Pública Municipal de Ensino de Massaranduba - SC. Pós-Graduanda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM - Mestrado Profissional - FURB. Temas de interesse: Educação, Ecoformação, Escolas Criativas, Transdisciplinaridade, Práticas de Ensino e Formação Continuada.

Vera Lúcia Simão, Universidade Regional de Blumenau - FURB e Universidade Alto Vale Rio do Peixe - UNIARP

Possui Doutorado em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona - UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR); Mestrado em Investigação em Didática, Formação e Avaliação pela Universidade de Barcelona UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR);  Professora no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP) e Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM FURB). Coordenadora do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UNIARP. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC/ADEC, RIEC ECOFOR, RIEC UNIARP, RIEC FURB e RIEC BRASIL). Membro do Programa de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE FURB. Áreas de Interesse: complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação, criatividade, formação de professores; cenários ecoformadores.

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Mestre em Educação, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Docente pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau, nos cursos de Pós-graduação Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática; na graduação e especialização na área Educação, Ciência e Pesquisa. Trabalha na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Atua e pesquisa principalmente nas seguintes áreas: Contextos formais e não formais de práticas educativas e formação docente na Educação Básica e Educação Científica. Membro da Rede Interinstitucional de pesquisas sobre a formação e as práticas docentes (RIPEFOR). Membro do Coletivo de Extensão HABITAT

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

Reikawieski, S. B. P., Simão, V. L., & Tomio, D. (2022). A formação continuada de professores nas premissas da Ecoformação e suas implicações em uma escola: desafios em tempos pandêmicos. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS02