Victor de Aveyron

um estudo do filme “O garoto selvagem” à luz da perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO01

Resumo

Neste estudo, temos por objetivo principal discutir o processo de humanização do sujeito por meio da história de Victor de Aveyron, personagem central do filme “O garoto selvagem”. A história, baseada em fatos reais, conta a tarefa empreendida pelo Dr. Jean Itard na tentativa de educar o “menino selvagem”, conhecido assim por ter sobrevivido durante seus primeiros 11/12 anos de vida, em meios aos bosques do sul da França e longe do convívio humano. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e durante o processo de análise, utilizamos a obra fílmica para discutir como foi o processo de educação do menino Victor. As análises evidenciaram que o isolamento social, vivenciado pelo protagonista, prejudicou o desenvolvimento das características propriamente humanas e mostrou como as ações pedagógicas do Dr. Itard se configuraram como pertinentes e, ao mesmo tempo, não teve êxitos sobre o garoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Pablo Guimarães Rossi, UEM

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). Graduado em Psicologia. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em
Diversidade Sexual (NUDISEX/CNPq) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq). Docente da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR/Campus de Campo Mourão. Bolsista CAPES.

Eliane Rose Maio, UEM

Pós-doutora e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de
Mesquita Filho” (UNESP/ Araraquara). Graduada em Psicologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-10-14

Como Citar

Guimarães Rossi, J. P., & Maio, E. R. (2021). Victor de Aveyron: um estudo do filme “O garoto selvagem” à luz da perspectiva histórico-cultural. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO01