Cultura digital, mídias móveis e metodologias ativas

potencialidades pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO07

Resumo

Pensar a sala de aula para a formação crítica e cidadã dos estudantes passa por considerar o contexto sociocultural que os atores da educação estão inseridos e refletir sobre práticas de ensino que se alinhem com estes objetivos de ensino. Este artigo constrói-se na reflexão e nas discussões sobre o contexto de cultura digital e a utilização de mídias móveis e metodologias ativas enquanto perspectiva pedagógica na educação básica, por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e de procedimento bibliográfico, apoiando-se em Pierre Lévy para considerar a cultura digital, José Moran para expandir as noções sobre metodologias ativas, Jean Piaget para relacionar processos de abstração com aprendizagem, a partir dos quais se entrelaçam outros autores e estudos. A partir disso, observa-se a relevância de utilizar variadas metodologias de ensino, incluindo as ativas, no caminho para uma formação mais autônoma e participativa do aluno. Para isso, deve-se considerar o contexto de cultura digital, mesmo diante de obstáculos que são colocados às escolas e aos professores, visando promover aprendizagens para a atuação cidadã relacionada à realidade dos estudantes no tempo-espaço que ocupam. Além disso, entende-se que a educação se entremeia com a vida dos estudantes e isso requer fazer a sala de aula mais conectiva (não apenas no sentido tecnológico ou virtual), de modo a valorizar a pluralidade de vozes e de sentidos que ocupam esse e tantos outros espaços.

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Biografia do Autor

Maiara Lenine Bakalarczyk Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Professora da rede pública do estado do Rio Grande do Sul.
Graduação em Ciências Biológicas.
Especialização em Supervisão escolar.
Mestrado em Educação em Ciências.

Cintia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professora no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação (FACED/UFRGS.

Marcia Finimundi Nobile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bacharel em Administração de Empresa (CESF)
Licenciada em Ciências - Matemática (ULBRA)
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA)
Doutora em Educação em Ciências (UFRGS)

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Publicado

2022-01-25

Como Citar

Bakalarczyk Corrêa, M. L., Boll, C. I., & Finimundi Nobile, M. (2022). Cultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicas. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO07