Educar a Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO01

Resumo

É sabido que os Educadores precisam pensar sobre o significado da filosofia como base da sua prática diária para que obtenham resultados superiores. Considera-se aqui que a Educação deve ter a Pessoa como centro do processo. O problema principal em Educação é entender a Pessoa e essa foi a motivação para a discussão apresentada nesse artigo. A fundamentação teórica desse artigo está nas teorias de Dietrich von Hildebrand, Jacques Maritain e Alasdair MacIntyre. A hipótese é a necessidade que a educação seja organizada segundo a  natureza da Pessoa. O objetivo desse artigo é desenvolver argumentação para mostrar quão importante é prestar atenção à Pessoa quando existe o desejo de educar seres humanos. Seis tópicos foram selecionadas para serem discutidos. Estes são: Amor; Ética/Valores; Caráter; Consciência; Vontade e Liberdade. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur porque esta permite ao autor explorar diferentes perspectivas e entender o que os filósofos e outros querem expressar. Filósofos e educadores questionam sobre Educação concernente à Pessoa como um ser humano real e concreto vivendo em um contexto social. Os tópicos dão oportunidade de compreensão dessa relação. É possível concluir que Educar a Pessoa é o meio para professores e todas as pessoas trabalhando com crianças e adolescentes de demonstrarem respeito ao ser humano.

Palavras-chave: Pessoa; Educação; Filosofia; Ser Humano

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação/UFRJ. Membro da Academia Brasileira de Educação. 

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Sucupira da Costa Lins, M. J. (2022). Educar a Pessoa. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO01