Estado funcional e as políticas de ajuste estrutural na Educação Básica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO02

Resumo

O texto tem como objetivo analisar a concepção de Estado funcional e as políticas de ajuste estrutural para a educação básica no contexto de intensificação do neoliberalismo no Brasil. Se refere aos resultados de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental. Para dar conta do proposto, o texto analisa os pressupostos históricos e políticos do financiamento da educação básica e a questões históricas pertinentes, que desencadearam a intensificação das políticas de ajuste estrutural neoliberal na educação básica. Concluiu-se que as políticas de ajuste estrutural são resultados dos atos governamentais, que, por sua vez, caminham na contramão do que é condizente para os serviços públicos. As articulações entre o setor privado e público resultaram em políticas de ajustes estruturais que favorecem a economia e os interesses da elite brasileira e, nesse cenário, a educação básica pública é posta como uma mercadoria lucrativa. Isso, por sua vez, favorece a cultura de que o setor privado apresenta resultados, enquanto o setor público é visto como  ineficiente. É uma ótica de lógica mercadológica posta no sistema educacional como solução para os problemas enfrentados pela educação pública, que resulta na desvalorização do setor público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Valério Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.
 

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em Políticas educacionais, gestão e financiamento da educação.

Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática daUniversidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em Políticas educacionais, gestão e financiamento da educação.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Silva, R. V., Alves da Silva Moreira, J., & França Volsi, M. E. (2021). Estado funcional e as políticas de ajuste estrutural na Educação Básica brasileira. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO02