O protagonismo de Ellen G. White no projeto educacional cristão adventista no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO12

Resumo

O presente artigo é decorrente de pesquisa histórica, centrada em análise documental e bibliográfica e tem como objetivo demonstrar como Ellen G. White (1827‑1917), escritora norte-americana, exerceu papel preponderante no desenvolvimento e estabelecimento dos princípios da educação adventista do sétimo dia. Pioneira e uma das fundadoras do movimento, iniciado por volta de 1844, com seus conselhos e orientações através de artigos, manuscritos, cartas e livros, estabeleceu as diretrizes filosóficas educacionais do sistema educacional, doutrinárias da instituição como igreja e de saúde da instituição, que visa o bem‑estar de seus seguidores e de tantos quantos possam ser beneficiados. Com isso, aquilo que, no início era apenas um movimento religioso, se consolida em uma instituição confessional de orientação protestante, cuja presença se estende a várias partes do mundo, destacando-se no campo educacional por meio de suas escolas e internatos que atuam desde o ensino básico até o superior, bem como por ampla rede de hospitais e clínicas médicas. Seus escritos sobre educação de crianças e jovens, saúde, temperança e vida cristã constituem a base da filosofia cristã adventista e têm servido como orientações para os fiéis frente às incertezas da vida secular até os dias atuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giza Guimarães Pereira Sales, Universidade Estadual Paulista - UNESP Centro Universitário Adventista de São Paulo- UNASP

Doutora em Educação peloa Universidade Estadual Paulista - Unesp; Docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Rosane Michelli de Castro, PPGE- Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora Assitente Doutora - Vinculada ao PPGE- Unesp _Campus Marília

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Sales, G. G. P., & de Castro, R. M. (2020). O protagonismo de Ellen G. White no projeto educacional cristão adventista no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO12