Educação continuada coletivizada como espaço de investigação da socialização de professores

Autores

  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2479

Resumo

Este artigo discute o papel dos cursos de formação continuada na socialização profissional de professores a partir do estudo exploratório que teve como finalidade contribuir com pistas para refinamento teórico-metodológico na utilização das categorias conceituais de Pierre Bourdieu como referencial teórico da pesquisa acerca da socialização profissional de professores em contextos de educação continuada. Como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa contou com realização de entrevista com cinco professores, uso de questionário para caracterização desses sujeitos e sessões de observação num curso de formação continuada que ocorreu na ocasião da realização das entrevistas. A análise dos dados apontou a importância dos cursos de formação continuada para atualização, revigoramento e troca de experiências, mas também evidenciou a manifestação de não aceitação de alguns professores perante o que era proposto nos cursos. Tais constatações levaram a pensar na hipótese de que, de um lado, possam existir disposições duradouras incorporadas nos professores, ou seja, facetas de habitus relativas à profissão docente que comandam a sua visão sobre os cursos de formação continuada, levando-os a práticas que afetam a interpretação e assimilação de novas informações. Mas, por outro lado, é possível que também existam disposições que vão se alterando, vão se reestruturando a partir das relações de cada sujeito nas circunstâncias dos cursos. Nessa perspectiva, a educação continuada coletivizada pode ser considerada espaço propício para se investigar como se dá a socialização entre professores. O desvendamento desse espaço pode contribuir para a compreensão da profissionalização docente.

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Publicado

2010-07-07

Como Citar

do Nascimento Sambugari, M. R. (2010). Educação continuada coletivizada como espaço de investigação da socialização de professores. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 661–678. https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2479