Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2416Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores. Toma como referência pesquisas realizadas no período de 2005 a 2008, pelo grupo de pesquisa Práxis educativa: dimensões e processos. O ponto de partida para o estudo são depoimentos de professores sobre o processo de formação continuada, e as análises apoiam-se na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do descritivo ao compreensivo, passando pelo nível explicativo. Destaca o contexto em que se institui a formação continuada no Brasil e as atuais exigências para o desempenho profissional do professor.Downloads
Referências
BEISIEGEL, C. R. Origens da pesquisa educacional na USP. Educação e
Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 357-364, 2003.
DOMINICÉ, P. L’histoire de vie comme processus de formation. Paris:
L’Harmattan, 1990.
FANFANI, E. T. La condicion docente: análisis comparado de la Argentina,
Brasil, Perú y Uruguai. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005.
FREITAS, L. C. Neotecnicismo e a formação do educador. In: ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para a formação continuada de professores no Brasil na última década. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd,
, 2007. Caxambu. Reunião de Trabalho... Caxambu: [s.n.], 2007. (GT 08 –Formação de Professores, anotações da comunicação).
GOMES, C. C. A formação continuada de professores do ensino médio: a
escola como espaço para o desenvolvimento profissional. 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a
cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill, 1994.
LELIS, I. A. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 43-58, 2001.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança
educativa. Porto: Porto, 1999.
MARIN, A. J. Propondo um novo paradigma para formar professores a partir das dificuldades e necessidades históricas nessa área. In: REALI, A. M. M. R.;
MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996. p. 59-91.
MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São
Paulo, SNPRO-SP, 2007. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/arquivos/ novoa/livreto_novoa.pdf>. Acesso em: 05 out. 2007.
OLIVEIRA, D. A. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 355-375, 2007.
PAIXÃO, L. P. A sala de aula como objeto de estudo da sociologia da educação nos Estados Unidos, Inglaterra e França. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1993. p. 15-33.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação:
perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor,
profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.
ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; WACHOWICZ, L. A. Saberes
docentes e os determinantes da prática social. Revista Diálogo Educacional, v. 5, n. 16, p. 11-24, 2005.
SANTOS, O. J. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas, SP: Papirus, 1992.
SOUZA, G. M. R. de. Professor reflexivo no ensino superior: intervenção na prática pedagógica. 2005. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.
SZTAJN, P.; BONAMINO, A.; FRANCO, C. Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 11-39, 2003.
WACHOWICZ, L. A. Relação professor-Estado no Paraná tradicional. São Paulo:Cortez, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.