Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância

Daniela Melaré Vieira Barros, Vanessa Matos dos Santos, Cristina Sánchez Romero

Resumo


Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Editora Universitária Champagnat