Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância

Autores

  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta de Lisboa (UAb)
  • Vanessa Matos dos Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Cristina Sánchez Romero Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS10

Resumo

Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta de Lisboa (UAb)

Doutora em Educação; Mestre em Educação. Docente do DEED - Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Lisboa com atuação tambpem na Pós-graduação em Educação.

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação (UNESP); Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP); Mestre em Comunicação Midiática (UNESP). Docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da graduação em jornalismo da mesma instituição.

Cristina Sánchez Romero, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Didacticas Especiales de la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madrid - Espanha.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Vieira Barros, D. M., dos Santos, V. M., & Romero, C. S. (2019). Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 221–245. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS10