Inclusão digital e práticas de leitura em um telecentro de uma comunidade quilombola

Autores

  • Maria Jacy Maia Velloso Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria Lúcia Castanheira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS13

Resumo

No contexto de implementação de políticas públicas de inclusão digital no território brasileiro,
o artigo analisa as práticas de leitura associadas ao uso do computador e da internet
em um telecentro de uma comunidade quilombola, Paineiras, situada ao norte de Minas
Gerais, Brasil. Foram adotadas a abordagem do Letramento como Prática Social e uma
perspectiva etnográfica para a análise de como e porquê os usuários do telecentro utilizam
o computador e a internet e que ações e interações desenvolvem com o estabelecimento
desse telecentro na comunidade. A análise dos eventos de leitura observados no telecentro
tornou visível duas modalidades de uso dos computadores, que foram classificadas
como modalidade de uso livre e modalidade de uso orientado. O contraste entre essas
modalidades evidenciou que as práticas de leitura na primeira modalidade estavam mais 

diretamente vinculadas a interesses pessoais e funções sociais da escrita no contexto digital, particularmente a comunicação com amigos e parentes em redes sociais. Em contraposição, as práticas de leitura desenvolvidas de maneira orientada durante o curso de informática oferecido aos moradores de Paineiras, apresentaram natureza descontextualizada e sem vínculos com as experiências e necessidades vivenciadas pelos alunos em outros espaços sociais, privilegiando o ensino das funções dos softwares (e.g. Excel, Word). Evidenciou-se que as reivindicações, as necessidades, os conhecimentos e os interesses da população não têm sido consideradas no processo de desenvolvimento de cursos de inclusão digital, o que desmotiva os alunos a participarem das atividades propostas e limita as possibilidades de aprendizagem por parte deles.

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Biografia do Autor

Maria Jacy Maia Velloso, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora  do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes-MG. Graduada em Pedagogia pela Unimontes (1995). Especialista em Psicopedagogia (1999) pela Unimontes e em Educação a Distância pela UNB (2009), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e Doutora em Educação pela UFMG (2015). 

Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia (1985) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Doutorado em Educação, com ênfase em Linguagem e Cultura pela University of California, Santa Barbara (2000) e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela PUC/SP (2004-2005) e pelo King's College London (2009-2010).

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Publicado

2019-03-22

Como Citar

Velloso, M. J. M., & Castanheira, M. L. (2019). Inclusão digital e práticas de leitura em um telecentro de uma comunidade quilombola. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 288–307. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS13