As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em Rede

Bruno Poellhuber, Marie-Noëlle Fortin, Sirléia Ferreira Silva Rosa

Resumo


Este artigo apresenta uma vertente dos resultados de um projeto depesquisa-ação centrado na colaboração a distância (telecolaboração)entre professores de estabelecimentos distantes, a fim de favorecer odesenvolvimento profissional desses professores e dinamizar os programasoferecidos a pequenos grupos. De maneira muito específica, o artigoexplica os fatores que contribuíram para o sucesso da colaboração adistância entre os professores participantes. Tal projeto, denominadoCégeps em Rede, conduzido pelo Cefrio (Centro Francófono deInformação das Organizações), consiste em agrupar classes de mesmosprogramas a pequenos grupos em Cégeps diferentes. Uma garantia dosucesso da colaboração entre professores – que a diferencia da colaboraçãoa distância entre estudantes – parece ser uma comunicação frequente econtínua que se realiza por meio de uma diversidade de meios tecnológicos,bem como por encontros presenciais ocasionais. No âmbito da pesquisa,o desenvolvimento de um modelo teórico unificado aplicável tanto àcolaboração entre professores quanto à colaboração entre estudantes, etanto à colaboração a distância quanto à colaboração presencial, seria umavanço apreciável.

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DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2410

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