As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em Rede
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2410Resumen
Este artigo apresenta uma vertente dos resultados de um projeto depesquisa-ação centrado na colaboração a distância (telecolaboração)entre professores de estabelecimentos distantes, a fim de favorecer odesenvolvimento profissional desses professores e dinamizar os programasoferecidos a pequenos grupos. De maneira muito específica, o artigoexplica os fatores que contribuíram para o sucesso da colaboração adistância entre os professores participantes. Tal projeto, denominadoCégeps em Rede, conduzido pelo Cefrio (Centro Francófono deInformação das Organizações), consiste em agrupar classes de mesmosprogramas a pequenos grupos em Cégeps diferentes. Uma garantia dosucesso da colaboração entre professores – que a diferencia da colaboraçãoa distância entre estudantes – parece ser uma comunicação frequente econtínua que se realiza por meio de uma diversidade de meios tecnológicos,bem como por encontros presenciais ocasionais. No âmbito da pesquisa,o desenvolvimento de um modelo teórico unificado aplicável tanto àcolaboração entre professores quanto à colaboração entre estudantes, etanto à colaboração a distância quanto à colaboração presencial, seria umavanço apreciável.Descargas
Citas
CLARKE, D.; HOLLINGSWORTH, H. Elaborating a model of teacher professional growth. Teaching and Teacher Education, v. 18, p. 947-967, 2002.
FORMAN, E.; CAZDEN, C. Exploring Vygotskian perspectives in education: the cognitive value of peer interaction, In: WERTSCH, J. (Ed.), Culture, cognitiva and communication: Vygotskian perspectives. New York: Cambridge University Press, 1985.
GAUTHIER, M. et al. La migration des jeunes au Québec. Resultas d’un sondage auprès des 20-34 ans du Québec. Montréal, Québec: INRS, Urbanisation, Culture et Société, 2001.
INCHAUSPÉ, P. Projet les cégeps en réseau: la mise en réseau de programmes techniques en difficulté peut-elle permettre leur consolidation? Montréal, Québec: CEFRIO, 2004.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Learning together and alone: cooperative, competitive, and individualistic learning. 4th. ed. Boston: Allyn & Bacon, 1994.
KAGAN, S. Dimensions of cooperative classroom structures: learning to cooperate, cooperating to learn. New York: Plenum Press, 1985.
KELLER, J. The effects of high-structure cooperative versus low-structure collaborative design of decision change, critical thinking, and interaction paterna during online debates. Association for Educational Communications and Technology, v. 27, p. 19-23, 2004.
KOCHAN, F. K.; MULLEN, C. A. An exploratory study of collaboration in higher education from women’s perspectives. Teaching Education, v. 14, n. 2, p. 153-167, 2003.
KNIGHT, P. A systemic approach to professional development: learning as practice. Teaching and Teacher Education, v. 18, p. 229-241, 2002.
MURATA, R. What does team teaching mean? A case study of interdisciplinary teaming. The Journal of Educational Research, v. 96, n. 2, p. 67 77, 2002.
POELLHUBER, B. et al. Projet Cégeps en réseau: rapport final - voltei technopédagogique de la recherche. Québec: CEFRIO, 2010.
SALMON, G. E-moderating: the key to teaching and learning online. London: Kogan Page, 2000.
SHAPLIN, J. T.; OLDS, H. F. Team teaching. New York: Harper & Row, 1964.
ST-ARNAUD, Y. Les petits groupes: participation et communication. Montréal: Les Presses de l’Université de Montreal; Les Éditions du CIM, 1978.
UWAMARIYA, A.; MUKAMURERA, J. Le concept de “développement
professionnel” en enseignement: approches théoriques. Revue des Sciences de L’Éducation, v. 31, n. 1, p. 133-155, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.