Grupos de pesquisa: o acolhimento aos habitantes, visitantes e transeuntes de um ambiente virtual

Autores

  • Glaucia da Silva Brito UFPR
  • Ariana l Chagas Gerzson Knol UFPR
  • Michele Simonian UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2386

Resumo

Este artigo é fruto da análise de uma experiência bimodal planejada em grupo de estudos inserido no contexto de um grupo de pesquisa chamado Grupo de Estudos Professor Escola e Tecnologias Educacionais (Gepete) e seu grupo de ingresso chamado Gepetinho. A temática de estudo centrou-se na tríade professor, escola e tecnologias educacionais. Sendo assim, os dados analisados são advindos da estruturação de um grupo de estudos que se desenvolve ao longo de um ano, tornando-se um grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, e que se dedica a pesquisas relativas às necessidades, conflitos e desafios inerentes ao educar na Sociedade da Informação. Tem seu foco na formação continuada de professores, basicamente em três linhas de pesquisa: educação a distância, formação de professores para o uso das TIC e tecnologia digital em música. Buscamos discutir aspectos necessários na proposição de formação continuada do professor, considerando o seu desejo em desenvolver-se profissionalmente por meio de formações bimodais e estrutura de grupo de pesquisa. Para a referida discussão e embasamento utilizamos autores como: Aretio (2001), Gadotti (2003), Scherer (2005), Brito (2006), Brito e Purificação (2006) e Behrens (2007). A análise permitiu evidenciar que independente das categorias (habitantes, transeuntes ou visitantes) em que professores orientadores e tutores se encaixem, tanto no Gepete quanto no Gepetinho houve a orientação e o amparo aos participantes. As ações e aprendizados foram se construindo de maneira cooperativa e colaborativa, nascidas do desejo e do compromisso profissional de cada um dos participantes em construir uma educação comprometida com seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALAVA, S. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais.Porto Alegre: Artmed, 2002.

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade na formação e no

desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, v. 30, n. 3. p. 439-455, 2007.

BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2006.

BRITO, G. da S. Tecnologias da comunicação e informação: controle e descontrole. Inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 30., 2006, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: GT24, 2006.

CASTELLS, M. A galáxia internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

DEMO, P. Desafios modernos da educação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 2003.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto:Porto Editora, 1999.

GARCIA ARETIO, L. La educación a distancia: de la teoría a la prática. Barcelona: Ariel Educación, 2001.

MORAES, M. C. de. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.

SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SCHERER, S. Uma estética possível para a educação bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. Uma experiência em estatística aplicada à educação. São Paulo, 2005. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SCHLEMMER, E. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura da aprendizagem. In: VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S. (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

da Silva Brito, G., Chagas Gerzson Knol, A. l, & Simonian, M. (2010). Grupos de pesquisa: o acolhimento aos habitantes, visitantes e transeuntes de um ambiente virtual. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 505–520. https://doi.org/10.7213/rde.v10i31.2386