O desenvolvimento do pensamento histórico na Educação Infantil: possibilidades do trabalho com arquivos familiares[
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS08Resumo
O artigo problematiza o uso de documentos históricos de arquivos familiares como caminho para o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças na Educação Infantil. Ele está inserido no campo de pesquisa do ensino de História denominado Educação Histórica, que analisa o processo de ensino e aprendizagem com base na epistemologia da história. A relação entre Educação Infantil e Educação Histórica está referenciada na teoria da consciência histórica do filósofo da história JörnRüsen e nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem histórica para crianças, desenvolvidas pela pesquisadora Hilary Cooper. As reflexões apresentadas são parte do projeto de pesquisa “O Pensamento histórico de jovens e crianças de escolas localizadas no município de Irati-PR”, desenvolvido no Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Câmpus Irati. Como resultado de maior relevância, aponta-se a possibilidade da aprendizagem histórica no âmbito da Educação Infantil, por meio do trabalho sistemático com fontes históricas oriundas de arquivos familiares.Downloads
Referências
ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998.
BARCA, I. Educação Histórica: uma nova área de investigação? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ENSINO DE HISTÓRIA, 6., 2005, Londrina. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: Atrito Art, 2005. p. 15-25.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
CAMARGO, A. M. de A. O público e o privado: contribuição para o debate em torno da caracterização de documentos e arquivos. Arquivo: Boletim Histórico e Informativo, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 57-64, jul./dez. 1988.
CEVASCO, M. E. E. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar em revista, Curitiba, v. Especial, p. 171-190, 2006.
COOPER, H. Ensino de história na educação infantil e anos iniciais: um guia para
professores. Curitiba: Base, 2012.
EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Ensino de história, didática da história, educação
histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005). Educar em revista, Curitiba,
Especial, p. 33-55, 2006.
FERRAZ, F. C. A. O uso escolar de fontes históricas. In: ENCONTRO
PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 3., 1998, Curitiba. Anais... Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em história. In: BARCA, I. (Org.) Perspectivas em educação histórica: actas das primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 2001. p. 13-27.
LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em revista, Curitiba, Especial, p. 131-150, 2006.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1997.
SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B. Consciência histórica e crítica em aulas de história. Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006. (Cadernos Paulo Freire, v. 4).
WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. São Paulo: Ed. da Unesp, 2011a.
WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petropólis: Vozes, 2011b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.