Cinema, teatro, criatividade: metodologias ativas na formação discente do PIBID Pedagogia-UFV

Autores

  • Emiliana Maria Diniz Marques Universidade Federal de Viçosa
  • Rita de Cássia Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Vanessa Maciel Zico Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO08

Palavras-chave:

Cinema, Teatro, Educação, Pibid, Pedagogia

Resumo

O presente trabalho é resultado das reflexões suscitadas a partir de um curso intitulado “Cinema, Teatro e Criatividade: experiências possíveis para reinvenções na escola”, oferecido para 20 estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa - UFV. O curso contemplou os objetivos de: refletir sobre o encontro do cinema e do teatro com a educação, problematizando a sua utilização nas escolas; ampliar o contato das estagiárias do PIBID com experiências relacionadas ao cinema e às artes cênicas; e desenvolver atividades práticas para o trabalho com cinema e jogos teatrais na sala de aula. Foram ao todo dez encontros que, em conjunto, abarcaram atividades prático-teóricas envolvendo jogos e improvisações teatrais, brinquedos ópticos, exibição de filmes de curta metragem, produção de vídeos, contação de histórias, visita ao Museu da Comunicação da UFV, reflexões sobre a atuação profissional na sala de aula e relatos e trocas de experiências. Em todos os encontros, buscou-se estimular o protagonismo das estagiárias em relação às ações desenvolvidas por elas nas escolas com a apropriação das atividades de cinema e teatro realizadas no curso. Os impactos deste foram avaliados a partir de relatórios mensais nos quais as pibidianas apresentavam o que observaram e realizaram na atuação nas escolas. Acreditamos que o curso cumpriu o seu objetivo de fomentar novas experiências educativas que fossem inspiradoras para a prática das pibidianas de Pedagogia em atuação nas escolas básicas do ensino fundamental, hoje e no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBERO, Jesus Martin. Disseminação do saber e novos modos de ver/ler. In ______. Os Exercícios do Ver. São Paulo: Editora SENAC, 2001

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

BERGALA, A. A hipótese-cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008. Disponível em: <https://www.scribd.com/doc/188001927/BERGALA-Alain-A-Hipotese-Cinema>. Acesso em 20 de junho de 2016.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

______. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 7ª ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

______. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan/abr 2002, p. 20-28.

CANDA, C. N. e BATISTA, C. M. P. Qual o lugar da arte no currículo escolar? Revista Científica/FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.107-119, jul./dez. 2009.

FREIRE, João Batista. Uma pedagogia lúdica. In: ARANTES, Valéria Amorim (org). Humor e alegria na educação. São Paulo: Summus, 2006

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiencias com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

JUSTO, Jose Sterza. Escola no epicentro da crise social. In: LA TAILLE, Yves de. Indisciplina/disciplina: ética, moral e ação do professor. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LEAL, Antônio. Teatro na Escola: da clausura à libertação. GARCIA, Regina Leite (Org.). Múltiplas linguagens na Escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.

MÁRQUEZ, Rosa Luisa. A saltos: el juego como disciplina teatral. Porto Rico: Ediciones Cuicaloca, 1996.

TEIXEIRA, Inês. LOPES, José Miguel. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PEREIRA, O. A. Pedagogia de Projetos. Revista de pesquisa científica – Fatea. Janus, Lorena, ano 1, no 1, 2o semestre de 2004.

PIBID. Apresentação MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em 12 set. 2016.

SANCTUM, Flávio. A Estética de Boal: odisséia pelos sentidos. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Tradução: Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria & Educação.Porto Alegre, n. 4, p. 215-234,1991.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

Diniz Marques, E. M., Souza, R. de C., & Maciel Zico, V. (2017). Cinema, teatro, criatividade: metodologias ativas na formação discente do PIBID Pedagogia-UFV. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 683–702. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO08