POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSO,PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO1

Autores

  • Maria Lourdes Gisi PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.6860

Resumo

A educação superior é analisada, neste texto, a partir de dois pontos principais: o primeiro se refere às dificuldades de acesso e permanência neste nível de ensino e tem relação com o financiamento da educação, com os processos de seleção e com as oportunidades educacionais dos alunos. O segundo ponto se refere à formação proposta para a educação superior, em estreita sintonia com o mercado. Proposta esta que prioriza um conhecimento imediatista e adaptativo, que limita o acesso ao preparo técnico-científico para o mundo do trabalho e a difusão do pensamento crítico na sociedade.

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Publicado

2004-07-17

Como Citar

Gisi, M. L. (2004). POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSO,PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO1. Revista Diálogo Educacional, 4(11), 43–52. https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.6860