Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação

Autores

  • Nadia Gaiofatto Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4522

Resumo

Neste trabalho discute-se uma iniciativa de formação inicial e continuada de professores de História para a educação básica, o Grupo de Estudos Ensino de História - GEEH, que agrega graduandos do curso de História e professores em exercício. São abordados os estudos e produções desenvolvidos em 2009, quais sejam: discussão teórico-metodológica sobre o uso didático de documentos, no primeiro semestre, e desenvolvimento coletivo de um dossiê didático temático, no segundo. A proposição do GEEH funda-se em especial nas proposições de Suzanne Citron, Gemma Traveria, Philippe Perrenoud e Pierre Bourdieu, respectivamente sobre o ensino de História e formação continuada de professores. Para a produção do material didático, a obra de Gemma Traveria, intitulada Enseñar a pensar historicamente: los archivos y las fuentes documentales em la enseñanza de la historia (2005) foi fundamental. O tema escolhido pelo grupo foi Ditadura Militar, com ênfase no Paraná, por várias razões, entre as quais, sua relevância, a preocupação em associar sua problematização aos âmbitos regional e local, e a relativa facilidade de acesso a bibliografias e documentos. Foram identificados documentos relativos ao tema no Arquivo Público do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná. Cada participante escolheu alguns deles e desenvolveu roteiros didáticos, que foram apresentados e discutidos no Grupo, constituindo-se várias versões, até serem aprovados. Ao todo, foram elaborados vinte roteiros didáticos, abrangendo diferentes dimensões do tema, como política, economia, cultura, educação, repressão, movimento estudantil, entre outros. Este dossiê foi disponibilizado no site do GEEH e pretende-se publicá-lo, para distribuição a escolas públicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CITRON, S. Ensinar a história hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.

PERRENOUD, P. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomadas de consciência. In: PAQUAY, L. et al. (Org.). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 161-184.

TRAVERIA, G. T. Enseñar a pensar historicamente: los archivos y las fuentes documentales em la enseñanza de la historia. Barcelona: I.C.E. Universitat Barcelona; Horsori Editorial, 2005.

VIDAL, M. P. R. Solidaris en defensa de la llibertat: refugiats de guerra a

Catalunya (1936-1939). Catalunya: Arxiu Nacional de Catalunya, 2005.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Gaiofatto Gonçalves, N. (2011). Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 933–949. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4522