A fabricação da disciplina escolar Português

Autores

  • Clecio Bunzen Docente da Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4513

Resumo

O objetivo do presente trabalho é realizar uma breve reflexão sobre o surgimento e a ascensão da disciplina escolar Português, responsável pelo ensino formal da língua materna nas escolas. Nesse sentido, destacaremos discussões sobre a fabricação de um espaço/tempo para que os alunos aprendam a se apropriar dos saberes escolares e metadiscursos sobre a língua escrita. Ao nos basear nos estudos sobre as disciplinas escolares, apresentamosuma interpretação sobre o surgimento da disciplina escolar Português (na escola secundária) no âmbito de uma política linguística iluminista dos séculos XVIII e XIX, queenvolve aspectos dos processos de gramaticalização e escolarização da língua materna como um projeto imprescindível de identidade nacional. Em seguida, destacaremos alguns aspectos que reconfiguram a disciplina Português no século XX, com destaque para a construção dos programas oficiais e para a relação entre os estudos acadêmicos sobre o ensino de língua materna e as políticas públicas (PCN, PNLD, PNBE, etc.). 

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Bunzen, C. (2011). A fabricação da disciplina escolar Português. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 885–911. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4513