Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC - Brasil.
  • Cláudia Regina Flores UFSC, pesquisadora do CNPq nível 2, Florianópolis, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4471

Resumo

Este artigo explora a história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é apresentar e discutir questões teórico-metodológicas para a escrita de uma história do ensino de Desenho a partir de cenas. A pesquisa acontece numa instituição escolar – o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Considera-se o período entre o início da década de 1960 até 2004, e as fontes para análise são tanto documentos oficiais quanto escolares que dão diretrizes a essa disciplina, bem como entrevistas com professores. As cenas do ensino do Desenho são construídas a partir dos depoimentos orais, gerando uma narrativa histórica. Enfim, reflete-se sobre as potencialidades e fragilidades desse modo de construção de escrita acerca da história da disciplina de Desenho. 

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Machado, R. B., & Flores, C. R. (2011). Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 687–707. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4471