REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO/PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Socorro Lucena Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4015

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto procuram perceber, entre o escrito e o vivido, o papel do Estágio/Prática de Ensino nos cursos de formação de professores, percorrendo os seguintes pontos: um convite à reflexão pedagógica sobre o contexto; universidade e escola – diferentes culturas que se encontram no Estágio; ensinar e aprender a formação docente e lições do Estágio. Tais reflexões permitemnos perceber a transitoriedade desta atividade enquanto ritual de passagem para o exercício da profissão. À luz dos conceitos atualmente abordados pela literatura na área, destacamos o Estágio curricular como eixo privilegiado de formação docente e um campo de conhecimento. Como lócus de conhecimento com vistas à aproximação investigativa da realidade tem na pesquisa sobre a prática o centro dessa formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, M. W. Educação e poder. Tradução Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sergio Miceli e outros. São Paulo: Perspectiva, 2003.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saberformação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2001

Downloads

Publicado

2008-07-17

Como Citar

Lucena Lima, M. S. (2008). REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO/PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Diálogo Educacional, 8(23), 195–205. https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4015