CUIABÁ NA DÉCADA DE 80: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA MODERNA NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO 1º GRAU

Gladys Denise Wielewski, Luzia Aparecida Palaro , Sergio Antonio Wielewski 

Resumo


Esse artigo se caracteriza como uma pesquisa histórica sobre oensino da Matemática em Cuiabá na década de 80. Neledescrevemos a criação do Grupo de Ensino e Pesquisa emEducação Matemática (GEPEMAT) composto por professoresdo Departamento de Matemática da Universidade Federal deMato Grosso (UFMT) preocupados com o ensino da Matemáticaem Cuiabá e em Mato Grosso. Uma das ações desse grupo foi otreinamento de professores do Curso de Magistério de algumasescolas de Cuiabá e de Várzea Grande (municípios de MatoGrosso), utilizando parte da coleção de Material Instrucional deMatemática do 1º, 2º e 3º graus, elaborada por dois professoresda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para esseartigo, utilizamos como objeto de análise o Material Instrucional de Matemática escrito para as quatro primeiras séries do 1º Grauusado no treinamento. Nesse material identificamos vestígios detópicos da Matemática Moderna, como por exemplo, topologia,conjuntos, relações e estudo de diferentes bases de numeração.

 


Texto completo:

PDF

Referências


DOC. 1. Projeto NAEC – PEAD: aplicação de material instrucional de matemática. Arquivo: PRÓVIVAS/UFMT, Cuiabá: Departamento de matemática/UFMT, 1982.

DOC. 2. Projeto Gepemat: melhoria das potencialidades docentes nos cursos de magistério: uma proposta alternativa em educação matemática. Arquivo: PRÓVIVAS/UFMT, Cuiabá: Departamento de matemática/ UFMT, 1982.

DOC. 3. Projeto pós-graduação: proposta de implantação da Pós- Graduação em educação. Arquivo: PRÓVIVAS/UFMT. Cuiabá: Departamento de matemática/UFMT, 1992.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 1. p. 9-45, jan./jun. 2001.

LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Número natural. Caderno doProfessor. Belo Horizonte: UFMG, [19—a]. p. 49.

LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Numeração. Caderno do Aluno. Belo Horizonte: UFMG, [19—b]. Ficha n. 35.

LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Algoritmo da adição. Caderno do Aluno. Belo Horizonte: UFMG, [19—c]. Ficha n. 47.

LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Topologia. Caderno do Aluno. Belo Horizonte: UFMG, [19—d]. Ficha n. 23.

LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Transformações geométricas I: isometrias e dilatações. Belo Horizonte: UFMG, [19—a]. (Edição experimental (mimeografada)).

LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Introdução elementar à topologia algébrica (1a parte). Belo Horizonte: UFMG, [19—j]. (Edição experimental (mimeografada)).

SILVA, M. C. L. da. Movimento da Matemática Moderna: possíveis leituras de uma cronologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 18, p. 49-63, maio/ago. 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO – UFMT. Portal da Universidade Federal de Mato Grosso: Página principal do Instituto de ciências exatas e da terra: histórico do instituto – ICET. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO – UFMT. Portal da Universidade Federal de Mato Grosso: Página principal do Departamento de matemática: histórico do departamento, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i25.3832

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat