QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL?

Autores

  • Maria Célia Leme da Silva PUC/SP - GHEMAT - UNIBAN

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3757

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisamaior cujo objetivo é investigar como foi a trajetória do ensino degeometria no Brasil e em Portugal, durante o MMM, e realizar umestudo histórico-comparativo. São discutidas as primeiras produçõesdidáticas para o ensino de Matemática na abordagem moderna emrelação ao ensino de geometria, nas séries finais do ensino secundário.No Brasil, analisamos um livro de Benedito Castrucci e em Portugal,o material elaborado por Sebastião e Silva. Consideramos quecompreender o ensino de geometria durante o MMM no Brasil, tendoa possibilidade de dialogar com uma investigação similar emPortugal, parece-nos muito interessante: as opções e entendimentosbrasileiros ganham significados novos ao estabelecermos acomparação com a realidade portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, A. P. F. 0 conceito de derivada no ensino secundario em Portugal ao longo do seculo XX: uma abordagem hist6rica através dos planos cur riculares e manuais escolares. 2006. 290 f. Tese (Doutorado no Departamento de Didactica de La Matematica y Didactica De Las Ciencias Experimentales) - Univer sidade de Salamanca, Salamanca, Espanha, 2006.

CASTRUCCI, B. Geometria curso moderno. Sao Paulo: Nobel, 1968.

______. Entrevista concedida a Elizabete. [S. l.]: Zardo Burigo, 1988. FEHR, H. F. Reforma do ensino da geometria. In: FEHR, H. F. (Org.). Educacion matematica en las Americanas. Columbia: Teachers College Columbia University, 1962. p. 64-78.

GUIMARAES, H. M. Por uma matematica nova nas escolas secundarias: perspectivas e orienta

LEME DA SILVA, M. C.; OLIVEIRA, M. C. A. A geometria e o Movimento da Matematica Moderna no Brasil: cenas de um casamento conturbado. In: PROFMAT 2006. Actas do Profmat 2006. Associa

LEME DA SILVA, M. C. A geometria escolar em Portugal e no Brasil: primeiros estudos. MATOS, ]. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matematica moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. Sao Paulo: Vinci/CAPES, 2007, p. 81-103.

ORGANIZAÇÃO EUROPEIA PARA A COOPERAÇÃO ECONOMICA - OECE. Mathematiques nouvelles. Paris: OECE, 1961.

SILVA, ]. S. Compendio de matematica. Lisboa: GEP, 1975. v. 3. (Curso complementar do ensino secundario).

VALENTE, W. R. Estudar Portugal para entender o Brasil e vice-versa: algumas considera

Downloads

Publicado

2008-07-17

Como Citar

Leme da Silva, M. C. (2008). QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL?. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 689–699. https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3757