CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA: UMA ORIENTAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA DE PROFESSORES

Autores

  • Marta Lyrio da Cunha Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3688

Resumo

A pesquisa investigou como a literatura pedagógica vem abordandoa formação continuada a distância de professores a partir de periódicosnacionais classificados pelo processo Qualis/CAPES na categoriaindicativa de qualidade A, incluindo também os trabalhos apresentadosnas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-graduação ePesquisa em Educação (ANPEd) e os publicados pela RevistaBrasileira de Tecnologia Educacional ao longo de cinco anos (2000-2004). Dos 37 artigos encontrados e analisados verificou-se que maisda metade se alinha à perspectiva emancipatória, o que sugere ummovimento de superação da visão instrumental que marcou aformação docente nos anos de 1970 e 1980. Identificou-se, ainda, apresença de significativas contribuições que podem subsidiar a(re)formulação dessa formação.

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Publicado

2009-07-07

Como Citar

Lyrio da Cunha, M., & Goulart Vilarinho, L. R. (2009). CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA: UMA ORIENTAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA DE PROFESSORES. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 133–148. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3688