CULTURA E EDUCAÇÃO: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS POSSÍVEIS

Jalil Akkari, Peri Mesquida

Resumo


Numa visão clássica que remonta a Durkheim, a educação é vista como a "socialização adaptadora" do indivíduo a uma determinada cultura. O progressivo abandono do termo "pedagógico", em especial, nas sociedades de língua francesa, particularmente, no Canadá, na França e na Suiça; a adoção do plural no momento do renascimento das "ciências" da educação, no final da década de 1960; a diversificação da origem cultural dos alunos nos países industrializados, não provocaram transformações estruturais na concepção da área de conhecimento. Na realidade, a pluralidade que foi estabelecida para as ciências da educação permanece essencialmente ligada à emergência de vários campos disciplinares: filosofia da educação, psicologia da educação, antropologia e educação, etc. O discurso dominante é monocultural, na medida em que o mesmo é produzido por uma psicopedagogia que representa uma pequena população da humanidade(a população dominante dos países capitalistas centrais) e se destina a discutir problemas da aprendizagem dos educandos como se estes fossem "culturalmente neutros".

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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v1i2.3463

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