O professor formador e o ensino de didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos

Giseli Barreto da Cruz, Talita da Silva

Resumo


O presente artigo toma como referência dados coletados para fins de uma pesquisa sobre a Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição da identidade profissional de futuros professores, desenvolvida no período de 2012 a 2015. Tal pesquisa teve por objetivo analisar conhecimentos sobre a docência, construídos por meio do estudo de Didática, por futuros professores, assim como as consequências da disciplina Didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. Como estudantes do curso de licenciatura em Geografia avaliam a sua formação em Didática e o papel do professor formador no processo de aprendizagem da docência? Trata-se de um recorte de um estudo investigativo mais amplo, que abrangeu 14 cursos de licenciatura de uma universidade pública federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia metodológica, optou-se pela aplicação de questionário e realização de grupos de discussão. A partir de pressupostos teóricos estruturados com base nos estudos de Roldão (2005, 2006), Shulman (1986), Gauthier (1998) e Cochran-Smith e Lytle (1999), buscou-se discutir os temas trabalhados em Didática, as formas de mediação do ensino predominantes nas aulas e o papel do professor formador no processo de constituição da base de conhecimento profissional docente. Os resultados apontam aulas de Didática muito mais centradas nos aspectos teóricos que acompanham o exercício docente, do que na própria docência em si, assim como a necessidade dos formadores, reconhecidos pelos licenciandos como referências de prática, incorporarem ao ensino que desenvolvem a própria prática como parâmetro de formação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS03

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