O professor formador e o ensino de didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos

Autores

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Talita da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS03

Resumo

O presente artigo toma como referência dados coletados para fins de uma pesquisa sobre a Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição da identidade profissional de futuros professores, desenvolvida no período de 2012 a 2015. Tal pesquisa teve por objetivo analisar conhecimentos sobre a docência, construídos por meio do estudo de Didática, por futuros professores, assim como as consequências da disciplina Didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. Como estudantes do curso de licenciatura em Geografia avaliam a sua formação em Didática e o papel do professor formador no processo de aprendizagem da docência? Trata-se de um recorte de um estudo investigativo mais amplo, que abrangeu 14 cursos de licenciatura de uma universidade pública federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia metodológica, optou-se pela aplicação de questionário e realização de grupos de discussão. A partir de pressupostos teóricos estruturados com base nos estudos de Roldão (2005, 2006), Shulman (1986), Gauthier (1998) e Cochran-Smith e Lytle (1999), buscou-se discutir os temas trabalhados em Didática, as formas de mediação do ensino predominantes nas aulas e o papel do professor formador no processo de constituição da base de conhecimento profissional docente. Os resultados apontam aulas de Didática muito mais centradas nos aspectos teóricos que acompanham o exercício docente, do que na própria docência em si, assim como a necessidade dos formadores, reconhecidos pelos licenciandos como referências de prática, incorporarem ao ensino que desenvolvem a própria prática como parâmetro de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDAU, V. (Org.). A didática em questão . Petrópolis: Vozes, 1983.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education , v. 24, p. 249-305, 1999.

CRUZ, G. B.; OLIVEIRA, A. T. C. C.; NASCIMENTO, M. G. C. A.; NOGUEIRA, M. A. Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: FAPERJ/Quartet Editora, 2014.

CRUZ, G. B.; ANDRÉ, M. E. D. A. Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores. Educação em Revista , v. 30, n. 4, p. 181-203, out./dez. 2014.

GATTI, B. A.; NUNES, M. (Org). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículo das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. (Textos FCC, n. 29).

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade , v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista , n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

ROLDÃO, M. C. Formar para a excelência profissional: pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência. In: Simpósio nacional de educação básica: pré-escolar e 1º ciclo – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA: QUESTÕES DO PRESENTE E PERSPECTIVAS FUTURAS, 1., 2003, Aveiro. Anais ... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. 1 CD-ROM.

ROLDÃO, M. C. A formação de professores como objecto de pesquisa: contributos para a construção do campo de estudo a partir de pesquisas portuguesas. Revista Eletrônica de Educação , v. 1, n. 1, p. 50-118, set. 2007.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado: Revista de curriculum y formación del profesorado , v. 9, n. 2, p. 1-30, 2005.

SHULMAN, L. S. Paradigms and research programs in the study of teaching: a contemporary perspective. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching . 3 ed. New York: Macmillan, 1986. p. 3 36.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação , v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2016-07-14

Como Citar

Barreto da Cruz, G., & da Silva, T. (2016). O professor formador e o ensino de didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 851–870. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS03