Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional

Autores

  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG
  • Carlos Manuel Ribeiro da Silva Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao01

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos da perspectiva integrada de currículo na formação inicial de professores do Brasil. Fundamentados no modelo de “currículo formativo integrado”, realizamos a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de Universidade Federais Brasileiras para compreender quais e como os componentes do modelo integrado de formação estão presentes nesses documentos. Os resultados evidenciam: Em relação ao referencial de formação, os projetos apresentam justificativas que fundamentam a integração curricular na valorização dos processos de construção de conhecimento significativo. No que diz respeito à centralidade da prática, verificamos projetos que a concebem como eixo estruturante do curso e outros que a concentram em atividades de estágio. Quanto à organização das unidades curriculares, os projetos indicam organizações por eixos/núcleos temáticos, no entanto prevalece a justaposição das disciplinas. No que concerne à articulação com o contexto profissional, os cursos intencionam a alternância dos espaços formativos desde o início da formação. Finalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento da práxis, constatamos a preocupação de formar o educador capaz de pensar a sua prática enquanto intervenção crítica no processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, afirmamos que experiências pontuais não são suficientes para abarcar a complexidade da formação e da atuação profissional, sendo necessário reconhecer o caráter transformador de um currículo integrado, como possibilidade formativa de um perfil profissional que responda às exigências do contexto educacional contemporâneo.

Downloads

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

dos Santos Felício, H. M., & Ribeiro da Silva, C. M. (2017). Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional. Revista Diálogo Educacional, 17(51), 147–166. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao01