A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência – Lisboa, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS05

Resumo

Os museus na atualidade, caracterizados pelas múltiplas formas de promoção da cultura científica, promovem a pesquisa, o conhecimento, a interação, a sensibilização e, portanto, são espaços não formais de educação que possibilitam a descoberta, a criação e a experiência por meio de seus espaços expositivos. Para elucidar este estudo, foi escolhido o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), localizado em Lisboa, Portugal, com o objetivo de analisar o espaço expositivo da área de zoologia, nominada “Grandes carnívoros da Europa – Reis da Europa Selvagem” numa relação com a educação estética. Da visita realizada no ano de 2018 ao MUHNAC, foram selecionadas vinte e uma fotografias, ancoradas na análise de imagem proposta por Barthes, as quais estão relacionadas às falas da curadora que estava responsável pela exposição e que acompanhou a visita. Esta é uma pesquisa qualitativa e seus estudos foram embasados em Schiller (2011), no que se refere ao conceito de educação estética, em Bachelard (2005), sobre a teoria do espaço, em Larrosa (2016), ao conceituar experiência e em outros referenciais que dialogam com a proposta desta pesquisa. Entre os resultados obtidos neste estudo destacam-se a potencialidade do espaço expositivo dos museus de história e de ciência como unificabilidade (fruição) do sensível e do inteligível como contribuição para o desenvolvimento da educação estética. Percebeu-se o quanto a organização do espaço, seja ele constituído material e imaterialmente, objetivo e subjetivamente, interfere na percepção sensível e na reflexão do público como uma possibilidade de formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Franklin da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade de Passo Fundo (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2019) . Pesquisadora do grupo: Cultura, Escola e Educação criadora, da Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí/SC, nos cursos de graduação de Engenharia de Produção e de Engenharia da Computação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Química e Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, conhecimento, ensino-aprendizagem, estética, arte e ciência. 

Vania Konell, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), pesquisando sobre os "Espaços de Experiência e Educação Estética no Museu de Arte Contemporânea. O objeto de estudo da pesquisa do Doutorado é o Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho - MG, buscando compreender a relação existente no espaço da arte entre obra, artista e público. Mestrado em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB), com a pesquisa intitulada "Cosmovisão e Educação Interétnica: Educação Escolar Indígena Xokleng/Laklãnõ". Participou do Programa Observatório da Educação Escolar Indígena, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), estudando e pesquisando sobre interculturalidade. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialização em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão na Educação (FACEL), especialização em Educação e Interculturalidade e o Bem Viver (FURB) e especialização em Gestão em Tutoria (UNIASSELVI). Atuou como professora na Educação Básica e em espaços não formais de ensino e atualmente atua como professora e coordenadora de curso no Ensino Superior.

Gesiele Reis, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Educação (Bolsista Prosuc/Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. Mestre em Educação (Bolsista Prosup/Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI - Pesquisa: Literatura para os pequenos: Experiências de San Miniato (2014). Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Fundação Regional de Blumenau- FURB (2010). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007).Integrante do Grupo de Pesquisa "Cultura, Escola e Educação Criadora".

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

da Silva, K. F., Konell, V., & Reis, G. (2021). A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência – Lisboa, Portugal. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS05