Ação educativa e prática social: possibilidades didáticas em museus de ciências

Autores

  • Jully Anne Almeida Lima Universidade Federal Fluminense
  • José Roberto da Rocha Bernardo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS01

Resumo

Por muito tempo os museus de ciências se dedicaram apenas ao acúmulo de objetos, servindo a um público restrito e oferecendo atividades absolutamente desvinculadas de funções e compromissos sociais. A partir da segunda metade da década de 1960, preocupações com a função social dos museus ganharam força e motivações que levaram às transformações no universo dos museus, impulsionando essas instituições no sentido de novas práticas engajadas socialmente. O presente artigo tem por objetivo discutir a articulação entre a ciência e o meio social em que o Museu da Vida – Fiocruz se insere, e faz parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, finalizada em 2019, que contou com a colaboração de participantes da ação educativa Pró-Cultural. A
pesquisa, de viés qualitativo, fundamentou-se principalmente na pedagogia crítica e sociocultural de Paulo Freire, que prioriza uma educação dialógica e democrática, na perspectiva da valorização de saberes e vivências dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Os resultados mostraram que as ações educativas, para além da contribuição na aproximação entre pessoas na relação museu-público, possuem potencial para elucidar os não cientistas em relação às questões de caráter científico, ao mesmo tempo em que favorecem reflexões sobre suas experiências socioculturais. No caso específico desta pesquisa, destacam-se as valorosas reflexões acerca de direitos, empatia, autoestima, pertencimento, identidade, resistência e política.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jully Anne Almeida Lima, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF, na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação – CCE. Atua no campo da educação museal, em pesquisas que envolvem a relação Museologia - Educação, com ênfase em tecnologia e educação, educação não formal e ações educativas. Partipante do grupo de pesquisa Práticas, Culturas e Espaços de Construção de Saberes – PCECS.

José Roberto da Rocha Bernardo, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – IOC, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenador do grupo de pesquisa Práticas, Culturas e Espaços de Construção de Saberes – PCECS.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Almeida Lima, J. A., & da Rocha Bernardo, J. R. (2021). Ação educativa e prática social: possibilidades didáticas em museus de ciências. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS01