Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS03

Resumo

Empreender uma pesquisa que aborde os temas museu e comunidade requer relacionar segmentos que são próximos, coexistem e se enriquecem mutuamente, contudo, na maioria das vezes, são percebidos e tratados de forma isolada. Esta pesquisa buscou investigar os olhares e as vozes que ecoam sobre o Museu dos Dinossauros, em Uberaba, Minas Gerais, a partir de sua comunidade do entorno. As discussões são apoiadas pela museologia social, em que se reconhece a importância da aproximação dos caminhos museológicos ao compartilhar território, diálogo, valorização e direito a memória de diferentes saberes. A pesquisa é de natureza qualitativa, apoiada nos construtos teóricos da história oral, sendo os dados organizados a partir do delineamento de duas dimensões: vertente sociocultural e o reviver memórias e, sentimento de (in)(ex)clusão e o empoderamento participativo. Dentre os resultados, destacamos a importância de vislumbrar a relação entre o museu e sua comunidade local, uma vez que os laços de pertencimento e de compartilhar território colocaram-se como essenciais para uma participação democrática do cidadão na sociedade. Sobre esse aspecto, destacamos a riqueza das histórias narradas pelas pessoas que participaram da construção do Museu dos Dinossauros, as quais lutam para não ficarem invisíveis ao espaço territorial do museu e a sua história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia Moreira Carvalho Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC), desenvolve pesquisas sobre Museus e Museologia Social.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-doutor em Educação e Doutor em Ensino de Física pela Universidade São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Educação Não Formal e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Silva, M. B. M. C., & Colombo Junior, P. D. (2021). Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS03