Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas

Autores

  • Jaqueline Ap. Martins Zarbato UFMS

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS08

Resumo

Esse artigo pretende apresentar a contribuição epistemológica do patrimônio cultural, da História das Mulheres na história ensinada. Para tanto, apresenta-se a fundamentação teórica e metodológica desenvolvida na pesquisa sobre Patrimônios Culturais Materiais
e Imateriais e ensino de história em Mato Grosso do Sul (2018-2020). As perspectivas teóricas fundamentaram-se nas dimensões sobre a História das Mulheres, educação histórica e patrimônio cultural feminino. No âmbito da análise aqui apresentada, concebe-se que a história ensinada pode envolver as possibilidades e perspectivas didáticas com o uso de fontes históricas (museus, centros históricos, etc.). Metodologicamente utilizam-se os planejamentos de aulas e as utilizações de temas
relacionados ao patrimônio no âmbito feminino em museus, realizados de 2019 a 2020, promovidos nas ações do grupo de pesquisa (Ensino de história, mulheres e patrimônio). Entre os resultados, tem-se a produção de materiais didáticos, assim como as propostas de aulas oficinas, as quais versaram sobre os diálogos e possibilidades relativas ao
patrimônio feminino.

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Biografia do Autor

Jaqueline Ap. Martins Zarbato, UFMS

Doutora em História pela UFSC. coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de história, mulheres e patrimônio. Professora no curso de História/UFMS e no Prof História UFMT e no mestrado acadêmico UFMT. Atua com pesquisas em ensino de história; formação de professores; memória; educação patrimonial; história das mulheres.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Zarbato, J. A. M. (2021). Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS08