Como Ensinar Química?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO09

Resumo

Neste artigo objetiva-se entender como um grupo de professores desenvolve as suas ações didático-pedagógicas com vistas ao ensino de química, ponderando concepções sobre a pergunta: “Como ensinar química?”. Tal objetivo deriva da perspectiva de que as convicções em relação ao questionamento são constituídas idiossincraticamente sobre o ideário pedagógico que se arquiteta e se fundamenta a partir de pressupostos teóricos e de reflexões sobre a própria ação pedagógica, vislumbrando os recursos didáticos e as diferentes metodologias de ensino plausíveis a sua realidade. Para tanto, esta pesquisa de natureza qualiquantitativa, a partir da análise dos dados de forma mista, foi desenvolvida por meio de um formulário online contendo sete assertivas, construído no Google Forms com base na escala Likert de cinco pontos¸ e disponibilizado a 92 professores de química em um período de 30 dias. A análise qualitativa das assertivas ocorreu de forma interpretativa à luz de teóricos da área, e de forma quantitativa com base na estatística descritiva a partir do programa Statistical Package for the Social Sciences. Ao término, evidenciou-se que a maioria dos professores desenvolve as suas ações didático-pedagógicas a partir de estratégias que julgam eficientes e importantes para os alunos aprenderem química, seguida da inserção da pesquisa, do diálogo e da (re)significação dos conceitos e dos conteúdos a partir da curiosidade, do contexto e do interesse dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Bedin, E. (2021). Como Ensinar Química?. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO09