Desarrollo profesional de los formadores de docentes: calificaciones de las relaciones establecidas con estudiantes de pregrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS02

Resumo

El desarrollo profesional de los formadores de docentes y las relaciones construidas con los estudiantes son dos lados del mismo proceso: (trans)formarse uno mismo y el otro. En este texto, de naturaleza teórica, estudiamos el desarrollo profesional de los docentes que capacitan a la educación superior a partir de las relaciones establecidas con los estudiantes en los cursos de pregrado. Con este fin, comenzamos con una breve descripción de las experiencias profesionales y el conocimiento de la experiencia, seguida de una discusión en la que se busca argumentar que la relación entre un maestro-formador y sus estudiantes puede entenderse como una experiencia de capacitación (trans)profesional. Concluimos que es extremadamente necesario llevar a cabo estudios e investigaciones sobre la formación de docentes para la Educación Superior, particularmente en relación con el trabajo de los formadores de docentes en los cursos de pregrado, especialmente porque todavía hay pocos estudios e investigaciones en esta dirección.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV

Professor Adjunto  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV -Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Por mais de 10 anos trabalhou em escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Ceará, como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Médio e Curso Normal/Antigo magistério). Atuou como Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino/Secretaria de Educação de Ipueiras/CE e em cursos de Pedagogia, demais licenciaturas e em cursos de Pós-Graduação lato-sensu em diferentes Instituições de Ensino Superior. Atuou, ainda, como professor formador em Programas de Formação de professores, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UVA); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC). Atualmente integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE -UFC) e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Coordenador do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), da Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) e da Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação, área de concentração “Formação de Professores”, na Linha de Pesquisa “Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação”, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático “Formação de Professores” (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo “Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente” (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN. É Líder do Grupo de Pesquisa “Formação Docente” da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e pesquisador dos Grupos de Pesquisa “Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica” - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e “Educação, Discursos e Sociedade” - UFERSA. Exerceu as funções de Coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática, Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Superior.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Alves Araújo, O. H., Fortunato, I., & de Medeiros, E. A. (2021). Desarrollo profesional de los formadores de docentes: calificaciones de las relaciones establecidas con estudiantes de pregrado. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS02