Encontros e percursos de professoras militantes: Hildézia de Medeiros e Dodora Mota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS12

Resumo

O artigo se propõe a analisar os trajetos de vida de Hildézia Alves de Medeiros e Maria das Dores Pereira Mota, com o objetivo de perscrutar seus processos de formação inicial, o encontro entre ambas e sua repercussão em seus caminhos. A temática abordada — trajetória e formação de docentes engajadas — propõe como questão a necessidade de conhecer essa dimensão da trajetória de mulheres professoras para compreender como se forjaram suas concepções e atuação em prol da educação pública, bem como se constitui como contribuição para pensar os dilemas atuais através de olhares sobre percursos formativos de professoras militantes. Importantes lideranças sindicais do SEPE, Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, e professoras das Redes Públicas de Ensino no Estado do Rio de Janeiro, ambas tiveram atuação fundamental na luta pela democratização da educação pública. Considerando como perspectiva metodológica a história oral, foram utilizadas como fontes principais entrevistas realizadas no contexto de projetos e debates desenvolvidos por nosso laboratório de pesquisa, que vem coletando e sistematizando memórias no intuito de aprofundar estudos sobre trajetórias de docentes e lideranças sindicais do magistério do Estado do Rio de Janeiro. Revisitar as memórias e processos de formação e autoformação dessas mulheres, compreender sua atuação militante e sua opção de vida comprometida com a transformação social e a construção democrática, mesmo em tempos de ditadura civil-militar, contribui significativamente para pensar a superação dos desafios e retrocessos dos tempos pandêmicos atuais.

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Biografia do Autor

Lia Ciomar Macedo de Faria, UERJ/Professora Associada

LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA. Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008), doutora em Educação (UFRJ/1996), mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV (1989), bacharel e licenciada em História (UFRJ - 1971) e graduada em jornalismo (URFJ - 1967). É professora associada de graduação e pós-graduação da UERJ/PROPED. Coordena o Laboratório Educação e República (LER) e é bolsista CNE/FAPERJ. Atua na área de educação, com ênfase em história da educação, gestão dos sistemas educacionais e memória fluminense. É autora e/ou organizadora dos livros Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense (Quartet, 2011); Ideologia e Utopia nos anos 60: um olhar feminino (EdUerj, 1997); CIEP: a utopia possível (Livros do Tatu, 1991), dentre outros. 

Thaís Rodrigues Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Estudante

Thaís Rodrigues Martins, Mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019), Especialista em Supervisão Pedagógica pela Universidade Gama Filho e Graduada em Pegagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Porto Real, Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Pedagógica, Escola Pública de Ensino Fundamental e História da Educação.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

de Faria, L. C. M., & Rodrigues Martins, T. (2020). Encontros e percursos de professoras militantes: Hildézia de Medeiros e Dodora Mota. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS12