Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa

Adelina Novaes, Érika Kulessa de Souza, Paulo Afranio Sant´Anna

Resumo


A análise sistemática das produções vinculadas aos projetos abrigados pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas apontou para a necessidade de desenvolvimento de uma pesquisa que buscasse uma compreensão contextualizada sobre representações sociais associadas à ação de professores. O Projeto “Olhares psicossociais para a prática docente” foi construído com o intuito de ampliar a possibilidade de estabelecer conexões entre representações sociais e práticas educacionais a partir da consideração de distintas formas de linguagem. Sua abordagem etnográfica e sua configuração em rede levaram à elaboração de um protocolo, consensuado com os 44 grupos de pesquisa associados ao Centro. O processo e o resultado da criação desse documento são apresentados no artigo, que visou ainda discutir os desafios da realização de um estudo multissituado e de se ambicionar uma generalização analítica com a conclusão do Projeto.


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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS01

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