Mapa mental das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS16

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a constituição das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre educação étnico-racial e as implicações em sua prática pedagógica. Tem como referencial teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais e traz como categorias fundamentais a “educação”, “o racismo” e a “colonialidade”. A abordagem é qualitativa, com Técnica de Evocação de Palavras para produção de dados pelos professores do ensino fundamental de uma escola pública e o Mapa Mental para sua análise. O percurso deste estudo nos conduz a uma visão psicossocial da educação para as relações étnico-raciais na atualidade. Problematizamos o cômodo lugar a que uma perspectiva hegemônica de ciência e pesquisa — moldada na história moderna/ocidental/eurocêntrica — nos levaria. Daí o problema deste estudo: Como se constituem as representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial e quais as implicações em sua prática pedagógica? Os resultados revelam que as representações sociais dos professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial — num contexto diferenciado de mudanças socioculturais, político‑legais, econômicas e educacionais, engendrado desde o processo de redemocratização do Brasil — apresentam perspectivas ambíguas, que em alguns momentos podem reproduzir o racismo, o preconceito e discriminação racial via educação. Entretanto, além de mudanças sensíveis a visão, um “território simbólico” com “solo fértil” para que novas mudanças sejam concretizadas na sociedade e no cotidiano escolar vem sendo construído a partir de aproximações da perspectiva intercultural como referencial demandado pelos alunos e alunas e impulsionados pela organização e mobilização do Movimento Negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Luís Parlandin dos Santos, UFPA

Professor do Magistério Superior da UFPA, Doutor em Educação (UFPA); Mestre em Educação (UEPA/PUC-Rio). Graduação em Licenciatura em Pedagogia, Enfermagem e Ciências Sociais (em curso); Especialista em Docência do Ensino Superior, Atenção Básica à Saúde, Metodologia da Pesquisa Científica, Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental e Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas. Possui experiência interdisciplinar nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Serviço Social, Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Ciências Sociais.

Glauber Ranieri Martins da Silva, UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, UFPA (2020); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará, UFPA (2010); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia, UNAMA/EGPA (2008); Graduação em Geografia, UFPA (2006); Graduação em Pedagogia, UFPA (2002). Atuou como professor assistente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Professor Colaborador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); é Professor Classe III da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria do Pará (SEMED/PMSMPA) e Professor do Núcleo de Formação Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA) 

 

Arlete Marinho Gonçalves, UFPA

Doutora em Educação da Linha "Educação, Cultura e Sociedade" (UFPA), Mestre em Educação da Linha "Formação de professores" (UEPA), Especialização em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/LP2 (Faculdades Ipiranga) e, graduação em pedagogia (UFPA). É professora da Universidade Federal do Pará da Disciplina "concepções e métodos do ensino de surdos/LIBRAS e Educação Especial. Professora do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA). É coordenadora de Acessibilidade da UFPA, Portaria Nº 2987/2017. Discute Educação de Surdos/LIBRAS; Educação Especial; Projeto Político-Pedagógico e Representações Sociais. Faz uso dos softwares EVOC e Tri-deux- mots para a análise de dados resultantes da Técnica da Associação Livre de Palavras (TALP) e questionário sociodemográfico com publicações em revistas, anais de eventos científicos e livros. Autora dos livros: "Projeto Político- Pedagógico e Representações Sociais", "Educação especial no Ensino Superior" e " Núcleo de Acessibilidade no Ensino Superior: Práticas inclusivas com alunos com deficiência e transtornos funcionais específicos". Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Especial (GEPEE/UFPA), onde coordena a linha de pesquisa: "Educação de surdos e Representações Sociais", e também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tradução e Interpretação em Língua de Sinais (GEPTILS/UFPA). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, identidade, Representações Sociais e Educação (GEPJURSE/UFPA) e do Grupo de pesquisa "Currículo e tecnologias educacionais" (GEPCURTE) com a linha: Representações sociais e Projeto Político-Pedagógico" da UEPA. É integrante da associação Brasileira de pesquisadores em Educação Especial. Avaliadora ad hoc da revista editorial "reflexão e ação" da UNISC/SC, Periferia/UERJ e REVEDUC, relacionados a Área da educação de Surdos e Educação Especial.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Santos, A. L. P. dos, Martins da Silva, G. R., & Gonçalves, A. M. (2020). Mapa mental das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1311–1331. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS16