Narrativas de professores ribeirinhos: tensões, fragilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS08

Resumo

No contexto educacional amazônico ribeirinho, chama atenção a atuação das professoras e dos professores diante das condições e peculiaridades que atravessam seu cotidiano de trabalho pedagógico. Se fazem presentes as dimensões atitudinais e éticas uma vez que a experiência da docência se constrói lado a lado com os e as estudantes numa tessitura de sentidos subjetivos sobre a escola, sobre o ato de ensinar, sobre as responsabilidades educativas de cada um dos envolvidos nesse processo. O artigo apresenta, a partir de narrativas de professores ribeirinhos, a discussão de um dos aspectos mais objetivos, mas não tão claros da atividade pedagógica: as percepções sobre os e as estudantes e os modos de lidar com os desafios que lhes são impostos e que atravessam o fazer docente. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, reunindo narrativas de três professores/as da rede pública de ensino em municípios ribeirinhos do Estado do Pará. A análise foi realizada tendo em vista os pressupostos da análise de narrativa segundo Fritz Schütze (2013). Os resultados de análise das narrativas apontam para a premência da circulação de significados tradicionais acerca da formação e papel da família, frustrações com a falta de condições objetivas para a realização do trabalho docente, fragilidade da formação dos professores para entender e lidar com a precariedade que marcam a trajetória de vida dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwana Nauar de Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Lucelia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). 

 

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Nauar de Almeida, E., & de Moraes Braga Bassalo, L. (2021). Narrativas de professores ribeirinhos: tensões, fragilidades e desafios. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS08