Narrativas e representações sociais: professores de ensino fundamental e fracasso escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS09

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de utilização da pesquisa narrativa na análise das representações sociais, ilustrando esse potencial diálogo por meio de um estudo na área de educação. Busca-se apreender as representações sociais de professores sobre a defasagem idade-série e, por extensão, sobre o fracasso escolar. A proposta é utilizar a narrativa como método para analisar as representações sociais. Como essas representações circulam na comunicação e são construídas socialmente, elas podem se revelar nas narrativas dos sujeitos pesquisados. O estudo foi realizado com 14 professores de ensino fundamental, sete de Matemática e sete de Língua Portuguesa, de uma rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Estes professores trabalhavam em um programa de recuperação de aprendizagem com alunos de 6º a 9º ano. As narrativas foram construídas a partir de entrevistas individuais semi-estruturadas cuja questão central versava sobre como eram os alunos com defasagem idade-série e como se desenrolava o programa de recuperação. A análise das entrevistas incorporou os esquemas próprios dos estudos com narrativas, buscando identificar histórias e materiais contextuais, e reconstruir o significado amplo dessas histórias na forma de grandes temáticas organizadoras das representações sociais. Os resultados obtidos apontam para uma lógica de exclusão na qual a escola é vista positivamente e isenta de responsabilidades, e o fracasso escolar – aqui representado pela defasegem idade-série e suas consequências – tem como causa uma família desestruturada e um aluno a quem falta empenho ou interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Programa de Pós-graduação em Educação da Unversidade Estácio de Sá - UNESA. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Suellen Patereli Miragaia, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Programa de Pós-graduação em Educação da Unversidade Estácio de Sá - UNESA

Patrícia Diana Edith B. de S. e Camargo Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté - UNITAU

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté - UNITAU. Doutorado em Pos Graduação em Ciencias Ambientais pela Universidade de Taubaté, Brasil(2005)
Membro de Comissões da Universidade de Taubaté , Brasil

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Querido de Oliveira Chamon, E. M., Patereli Miragaia, S., & Edith B. de S. e Camargo Ortiz Monteiro, P. D. (2020). Narrativas e representações sociais: professores de ensino fundamental e fracasso escolar. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1144–1161. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS09