As redes pedagógicas materializadas em narrativas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.070.DS09

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de uma rede de parceiros e apoios docentes, estabelecida a partir de narrativas sobre as práticas pedagógicas realizadas por professoras atuantes em uma escola pública no decorrer do ano de 2018. Insere-se no âmbito de uma pesquisa mais ampla de doutorado que, a partir de um estudo de caso, investigou as relações de colaboração numa escola pública municipal de Ensino Fundamental I, localizada em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como procedimentos metodológicos, realizamos um estudo bibliográfico sobre a organização social em redes e uma pesquisa de campo, acompanhando um grupo de dez professores em atuação profissional. Foram realizadas entrevistas narrativas que abordaram as práticas pedagógicas realizadas nessa escola. A análise foi efetivada a partir de eixos temáticos que emergiram dos elementos fornecidos pelas narrativas, com os quais estabelecemos diálogos ancorados no aporte teórico do estudo bibliográfico. Os resultados revelados mediante a análise das narrativas sobre essas práticas pedagógicas evidenciaram a articulação dos professores com parceiros pertencentes a diferentes espaços e tempos sociais, com os quais estabeleceram laços por meio de experiências vividas, não somente aquelas do interior da escola, mas que extrapolam os territórios de atuação profissional. A partir dessas evidências, podemos considerar que os diferentes interlocutores que compõem a rede social do professor, e com ele estabelecem relações de trocas, potencializadas pelos avanços tecnológicos nos meios de comunicação, são os responsáveis por promover a continuidade da formação profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Carrasco Castilho, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Professora Efetiva da Rede Municapal de Educação de Campinas.

Maria Auxiliadora Buena Andrade Megid, PUC-CMPINAS

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-CAMPINAS. Mestre e doutora em Educação. Área de Concentração: Educação Matemática.

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Carrasco Castilho, J., & Buena Andrade Megid, M. A. (2021). As redes pedagógicas materializadas em narrativas docentes. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.070.DS09