Formação de professores da Educação Infantil: ressignificando as práticas docentes por meio de propostas psicocorporais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS07

Resumo

Neste estudo, objetivamos refletir sobre a prática docente por meio de propostas psicocorporais que envolveram o lúdico e suas interfaces. As práticas docentes são aquelas mediadas pelo professor e que, no seu construto, há intencionalidades, promovendo a aprendizagem com sentido e significados. A pesquisa é de cunho qualitativo e, para a análise dos dados, utilizamos a Grounded Theory, aliada ao software Atlas.Ti. As técnicas de intervenção pedagógica aplicadas foram a Psicomotricidade Relacional e as Ginásticas Historiadas. Participaram dos encontros formativos 30 professoras da Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Os instrumentos que geraram os dados foram: observações das trajetórias que envolvem as atividades psicocorporais, as narrativas das participantes nos memoriais descritivos e no decorrer dos encontros, bem como imagens, filmagens e relatórios oriundos das temáticas das aulas aplicadas aos alunos das professoras. As categorias que emergiram na análise dos dados foram emoções e corpo, evidenciando que o dueto está implicado na comunicação corporal, já que não podemos separar a emoção do corpo, tampouco o corpo da emoção. As narrativas que envolveram as atividades psicocorporais — ou seja, brincar, jogar, criar, atuar, inventar, interagir com o outro e com os objetos disponibilizados — indicaram que são capazes de promover reflexões sobre a formação permanente e uma ressignificação da prática docente.

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Biografia do Autor

Ângela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do rio Grande. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professora Adjunta do Instituto de Educação da FURG. Professora dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU-FURG. Coordenadora do Grupos de estudos e Pesquisa: ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do movimento humano e sociedade e; ECOINFÂNCIAS - Infâncias, ambientes e ludicidade.

Eliane Lima Piske, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Doutoranda e Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- PPGEA/FURG. Pedagoga. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Colaboradora do Centro de Referência em Apoio às Famílias- CRAF/FURG. Integrante do Grupo de Estudos Ecoinfâncias: infâncias, ambientes e ludicidade. Colaboradora do UEADSL: Plataforma de Eventos do Grupo Texto Livre pela Faculdade de Letras da Universidade de Minas Gerais

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

Schmidt Bersch, Ângela A., & Lima Piske, E. (2021). Formação de professores da Educação Infantil: ressignificando as práticas docentes por meio de propostas psicocorporais. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS07