A pesquisa narrativa como possibilidade metodológica no âmbito da formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO01

Resumo

O estudo tem como tema central a discussão sobre a pesquisa narrativa, abordagem metodológica adequada à produção de conhecimentos no âmbito da formação docente. O objetivo principal é apresentar em detalhes o delineamento da pesquisa narrativa, incluindo o modelo de coleta de dados e sua organização, seguido de interpretação e análise. Com fundamentos especialmente em Clandinin e Connelly (1995, 2015) e autores como Botía (2002), Josso (2004), Creswell (2014), Delory-Momberger (2014), Frison e Basso (2016) e Moraes (2018), o escrito apresenta os caminhos de construção de textos de campo e sua transposição para os textos de pesquisa. De caráter interpretativo, a elaboração dos textos de campo compreende o recolhimento de informações e entrevistas no espaço da pesquisa e sua interpretação. Os textos de pesquisa resultam da interpretação e análise dos textos de campo, aos quais são imbricadas a experiência do pesquisador e a teoria adequada à temática da pesquisa. Explicitam-se elementos de natureza teórico-metodológica que se constituem em balizadores para investigações narrativas tais como leitura, escrita, análise e interpretação. Esses elementos permitem um movimento em quatro direções: tanto para frente (prospectivamente), como para trás (retrospectivamente), e também para dentro (introspectivamente) e para fora (extrospectivamente). A teoria discutida e os exemplos apresentados abrem possibilidades para que novas formas de elaboração de textos de campo e de pesquisa sejam organizados em investigações desta natureza, especialmente na área educacional e formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Nivia Reisdoefer, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa 

Professora do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia nas áreas da Matemática e Educação Matemática. Níveis: graduação e pós-graduação.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela PUCRS

Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Reisdoefer, D. N., & do Rosário Lima, V. M. (2021). A pesquisa narrativa como possibilidade metodológica no âmbito da formação docente. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO01