Formação Docente como ambiente de pensamento: projeto representacional e processos narrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS02

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise psicossocial do processo formativo de profissionais da Educação Infantil orientada pela teoria das  presentações sociais. São privilegiadas as articulações entre representações sociais e processos narrativos, partindo-se do princípio que a narrativa atua tanto como construção sociocognitiva da realidade, quanto como qualidade paradigmática do espaço. A narrativa contribui para a constituição de um ambiente de pensamento no interior do qual são compartilhados novos conteúdos representacionais que delineiam determinado projeto representacional. Noções como obrigação do tipo contratual, confiança interpessoal e confiança epistêmica são analisadas como fatores que contribuem para o reconhecimento da legitimidade dos processos autorais dos participantes envolvidos e da sua configuração enquanto fórum permanente de aprendizagem e desenvolvimento profissional e pessoal. Apresenta-se análises sobre o caso do projeto de formação Cribiás, Crianças Sabidas e seu pressuposto: Educação Infantil como Espaço Narrativo. Foram realizadas observações e entrevistas com um grupo de 32 profissionais cuja análise de dados gerou núcleos de significações e eixos interpretativos. Os resultados revelam que o processo formativo potencializou o tensionamento do campo representacional e o compartilhamento de novos significados sobre a prática docente na Educação Infantil. O projeto representacional inscrito nas narrativas compartilhadas atuou na iminência de saberes construídos coletivamente.

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Biografia do Autor

Daniela Freire Andrade, Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFMT Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância-GPPIN

Psicóloga com doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós-doutoranda em Educação:Psicologia da Educação(PUCSP - 2019). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, onde atua no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Coordena o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância(GPPIN). Tem experiência na área da Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento e da Psicologia Social com ênfase na Teoria das Representações Sociais. Desenvolve pesquisas sobre infâncias e com crianças no contexto da cidade, educação e atenção à saúde. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed), desde 2006 e membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) exercendo a vice-coordenação (2018-atual). Vice-coordenadora do GT Psicologia da Educação da ANPED-CO(2018-atual).

Ângela Cristina Lisboa Costa, Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância - GPPIN/UFMT Secretaria Municipal de Cuiabá - SME-Cuiabá

Pedagoga, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá – MT, membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT), Professora da Rede Pública de Ensino de Cuiabá-MT.

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Publicado

2020-09-10

Como Citar

Andrade, D. F., & Lisboa Costa, Ângela C. (2020). Formação Docente como ambiente de pensamento: projeto representacional e processos narrativos. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 962–988. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS02