Negar a leitura literária hoje pra conter a organização política amanhã: formação estética para quem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO06

Resumo

Este ensaio discute pressupostos psicológicos e filosóficos para a formação estética da criança na experiência com a leitura de literatura. Nesse viés, problematiza brevemente políticas de acesso à leitura promovidas pelo Ministério da Educação; trata da imaginação e da criatividade, na perspectiva vygotskyana, como atividade humana determinada pela cultura e pela linguagem; e dos conceitos de imagem dialética e de mímesis, sob a perspectiva de Walter Benjamin, concebendo a leitura literária contrária à instrução de conteúdo moral, informativo, de simples divertimento, de caráter didático para o ensino da língua ou, ainda, de interpretação livre e espontânea por parte da criança. Esse esforço empenhado se justifica pela necessidade de que seja ainda discutida a dimensão estética da leitura literária infantil como um caminho para que as crianças acessem seus sentimentos mais conflitantes, extrapolem fronteiras de condutas padronizadas, participem da cultura, atribuam sentidos ao vivenciado, desenvolvam a atividade criadora e conciliem maneiras de se relacionar com o mundo. Isso está estreitamente vinculado a uma perspectiva de formação que não se ajusta à moral do trabalho — que propõe ideias conciliadoras, pragmáticas e utilitárias que promovem a contenção política —, mas à necessidade de formar-se, de modo mais pleno possível, como um sujeito do conhecimento histórico desde a infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professora Adjunta do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo, atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo e na linha de pesquisa Educão e Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Andressa Dias Koehler, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, integrante do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE). Atua na Licenciatura em Educação do Campo. Coordena o grupo de pesquisa Leia (Leitura e Acessibilidade) e é membro do grupo de pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Monteiro Chaves, P., & Dias Koehler, A. (2021). Negar a leitura literária hoje pra conter a organização política amanhã: formação estética para quem?. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO06