Aprendizagem experiencial da docência universitária: desenvolvimento profissional de professores tutores no método Problem-Based Learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS08

Resumo

Este artigo apresenta resultados finais de pesquisa-formação, de abordagem qualitativa, realizada entre 2018 e 2019, que teve por objetivo geral compreender processos de aprendizagem profissional da docência, com ênfase na base de conhecimento para o ensino, de professores tutores que atuam no método Problem-Based Learning (PBL) de uma universidade pública, situada no interior do Estado da Bahia. Respaldamo-nos teoricamente em Shulman (2014), Mizukami (2004), Marcelo Garcia (2009), Imbernón (2010) e Nóvoa (2017). Os dados foram coletados por meio da análise e construção de casos de ensino, além da aplicação de um questionário junto aos colaboradores do processo formativo. A análise do corpus empírico esteve pautada em pressupostos da análise do conteúdo, do tipo temática, proposta por Bardin (1977). Os achados sinalizam que os processos de aprendizagem da docência dos colaboradores do estudo são marcados por diversos níveis de complexidade. Assim, a ausência de uma formação inicial no campo didático-pedagógico incide para que os tutores desenvolvam um exercício docente intuitivo, com parco domínio analítico dos pressupostos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos concernentes às suas práticas. Constatamos que a base de conhecimento dos participantes é frágil no quesito conhecimento pedagógico geral. Dessa maneira, defende-se a necessidade da configuração de políticas e ações institucionais que busquem fomentar a consolidação da profissionalidade pedagógica desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Possui experiência profissional na docência no Ensino Superior, em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu. É professor colaborador do Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães, na cidade de Feira de Santana - Bahia. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática e práxis pedagógica, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Base de Conhecimento para o Ensino, Processos de Raciocínio Pedagógico, Casos de Ensino como instrumentos formativos e investigativos, Pedagogia como Ciência da Educação. 

David Moisés Barreto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2001), mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no curso de Engenharia de Computação e no Mestrado em Educação (PPGE). Tem interesse e experiência nas seguintes áreas: educação em computação, problem-based learning, logoterapia e análise existencial aplicada à educação, formação de professores.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1998) pela mesma universidade e Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017) É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanernte do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

da Silva Moreira, J., Barreto dos Santos, D. M., & Oliveira da Silva, F. (2021). Aprendizagem experiencial da docência universitária: desenvolvimento profissional de professores tutores no método Problem-Based Learning. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS08